Compartilhe este texto

Palácio da Justiça comemora 18 anos com programação especial em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/06/2024 11h53 — em
Agenda Cultural


Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus/AM - O Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), um dos maiores ícones do roteiro turístico-cultural de Manaus, e um dos principais marcos arquitetônicos da cidade, comemora 18 anos com uma programaçao especial nesta quarta-feira (12), das 9h às 17h.

Abrigado no prédio histórico onde antes funcionou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) tem se destacado na preservação do patrimônio histórico-cultural e na promoção das artes no estado.

A proximidade com o Teatro Amazonas contribuiu para que, após ser transformado em Centro Cultural, o local se tornasse um dos principais destinos turísticos de Manaus ao longo dos últimos 18 anos.

A programação de aniversário do CCPJ promete momentos inesquecíveis, incluindo apresentações de corais e orquestras, rodas de conversa sobre história e patrimônio, júri simulado, e sessões de cinema e documentário sobre crimes históricos. Durante o evento, os visitantes poderão usufruir de espaços instagramáveis com vestimentas de época, proporcionando uma experiência única.
 
Hany Matos Cândido, turismóloga do Centro Cultural Palácio da Justiça, destaca a relevância histórica e sentimental do CCPJ para a população amazonense. Originalmente projetado para ser a sede do Poder Judiciário do Amazonas, substituindo a jurisdição do Pará, o Palácio da Justiça abrigou importantes eventos judiciais e sociais, incluindo casamentos civis, que até hoje emocionam visitantes que retornam ao local.

A inauguração do prédio se deu em 21 de abril de 1900. É um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha, com suas linhas estruturais no estilo renascentista.

O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas em 1980. Os nomes dados às salas que o compõem homenageiam personalidades ligadas à sua implantação e ao Poder Judiciário.

Programação

Dia 12 de junho

9h às 15h: Visita Guiada Espaço Belle Époque
Exposições:
Museu do Crime Hall e Unidade Cultural
Exposição Palácio da Justiça: Linha do Tempo
Hall da Sala de Música: Sala Desembargadora Nayde Vasconcellos
9h30 às 10h: Coral do Amazonas na Sala de Música Desembargador Paulino de Mello

10h às 11h: Roda de Conversa – "Centro Cultural Palácio da Justiça 18 anos: lugar de memória e sustentabilidade patrimonial"


Participantes:
Juarez Silva, Mestre em História e Autor na Área de Memória Judiciária
Otoni Mesquita, Professor e Artista Plástico
Mediador: Pedro Mansur, Historiador da Secretaria de Estado de Cultura
Local: Sala de Cinema Desembargador Hamilton Mourão

13h30 às 14h30: Júri Simulado aberto ao público com o Núcleo de Estudos Jurídicos da faculdade La Salle
Local: Tribunal do Júri – Salão Juiz Luíz Augusto Santa Cruz Machado

15h às 17h: Sessão True Crimes
Local: Sala de Cinema Desembargador Hamilton Mourão

17h às 17h40: Orquestra de Violões na Sala de Música - Desembargador Paulino de Mello

Dia 15 de junho

14h às 14h30: Apresentação do Grupo Vocal do Corpos Artísticos (GVCA) no Hall Principal


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural