Manaus/AM - No Dia Nacional do Livro, comemorado hoje (29), a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no último mês de setembro, revela uma queda de 56% para 52% de leitores no país entre os aos de 2015 para 2019, o equivalente a 4,6 milhões de leitores.
A pesquisa mostra também que os leitores têm usado o tempo livre para assistir televisão, assistir filmes ou vídeos em casa, escutar música ou rádio, usar a Internet, WhatsApp e redes sociais.
Em Manaus, estudantes e leitores dispõem de 18 bibliotecas para consultas e leitores. Não dá dados oficiais sobre o número desses espaços no interior do Estado. Esses espaços voltaram a ser aberto há pouco tempo e têm horários e normas para serem acessados.
Para o editor de livros, Isaac Maciel, da Editora Valer, a responsabilidade para tornar o Brasil um país de leitores e leitoras é de todo mundo, mas especialmente do poder púbico, que deveria ofertar livros gratuitamente a toda população.
No entendimento dele, a leitura tem a capacidade de transmitir conhecimento e diminuir uma série de mazelas como o fracasso social.
“A pessoa que lê consegue conhecer melhor e pode discernir para tomar as decisões na vida”, afirmou o editor. Isso se reflete na qualidade das decisões que são tomadas, pois aquelas baseadas no conhecimento têm muito mais chances de serem acertadas, complementa.
CONHECIMENTO
Isaac acredita que os livros deveriam ser ofertados gratuitamente às pessoas, de todas as classes sociais e para todos os gostos e preferências de modo a permitir que as pessoas lessem aquilo que lhe interessa para ampliar o seu conhecimento.
“Os benefícios disso para o poder público seriam enormes, porque diminuiria, por exemplo, a fila de pessoas para se tratar nos hospitais, em busca de auxilio econômico e até de empregos, porque muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada”, assegura.


