Jan Santos realiza debate sobre literatura como um instrumento de democracia em Live

Por Portal do Holanda

14/05/2020 9h12 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Nesta quinta (14), a partir das 17h00- horário de Manaus, o escritor Amazonense, Jan Santos, realiza a live "a literatura como um instrumento de democracia" pelo instagram do movimento Mobiliza Cultura Amazonas, que é um  movimento apartidário que contempla uma diversidade de agentes culturais, pesquisadores e trabalhadores da cultura engajados em pensar, debater, fiscalizar, propor e lutar pela elaboração e  implementação de políticas públicas culturais para o estado do Amazonas.

"Falar de literatura como instrumento de democracia é falar de nossa liberdade enquanto cidadãos, de exercer um direito humano fundamental, de transformar nossas crenças, posições e sensibilidades em nossa maneira de se colocar no mundo por meio da arte da Palavra." e complementa: "Quando autonomia das artes é ameaçada por um contexto político hostil, a própria democracia é ameaçada. Cabe às linguagens artísticas, então, se posicionarem, apropriando-se de consciência de que não são simplesmente ferramentas de expressão, mas de cidadania.Não existe tempo certo ou errado para escritores e leitores defenderem seu lugar no mundo, então precisamos discutir sobre como fazer isso da forma mais consciente possível." afirma, Jan.

Jan Santos é escritor de Fantasia, com livros publicados desde 2013. Suas obras mais recentes, "O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas" (2019) e "O livro do rio" (a ser lançado), foram ambas vencedoras do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, pelo qual Jan realiza oficinas sobre escrita e publicação independente. É  mestrando em Estudos Literários pela UFAM e atua como Professor de Língua Portuguesa.

Transmissão: às 17h pelo Instagram do movimento mobiliza cultura amazonas pelo instagram/com/mobilizaculturaamazonas ou @mobilizaculturaamazonas

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural