Compartilhe este texto

Galeria do Largo inaugura exposição 'Régio Natalino - Mesa Contemporânea'

Por Portal Do Holanda

06/12/2024 14h46 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Neste sábado (7) a Galeria do Largo será palco da exposição "Régio Natalino - Mesa Contemporânea", um evento que une arte e gastronomia em uma proposta inovadora para repensar a tradicional ceia de Natal.  

A iniciativa reúne seis chefs e cozinheiros renomados de Manaus, que apresentam criações autorais inspiradas nas ricas tradições culturais e nos sabores únicos da Amazônia. 

Talentos por trás dos sabores

Entre os participantes da mostra estão: Débora Shornik, chef do restaurante Caxiri Cozinha Amazônica; Francisca Ral Cherles, do Taboa Peixaria; Édson Pacheco, do Restaurante Novo Nippon; Clarinda Sateré-Mawé da Biatuwi Casa de Comida Indígena; Luísa Calvão, da Cafeteria do Largo; Marcello Hagge do Lo de Maria.  

Cristóvão Coutinho, Gestor da Casa das Artes e da Galeria do Largo, comentou sobre a exposição “Régio Natalino - Mesa Contemporânea”. “A mostra reúne esses seis espaços de gastronomia, junto com as propostas sob os olhares dos chefes e cozinheiros, havendo também uma mesa de instalação contemporânea, numa relação de uma cultura híbrida”. 

Mesa Contemporânea e simbologia

Sob a direção artística de Cristóvão Coutinho e Adroaldo Pereira, e com fotografias assinadas por Michael Dantas, a Mesa Contemporânea apresenta uma composição que une elementos simbólicos como frutas, plantas e texturas. Entre os destaques visuais está a árvore caboclinha, que sintetiza a sincronicidade entre o local e o universal, exaltando o protagonismo amazônico em um contexto global.  

Segundo Cristóvão, esta mesa contém elementos regionais, ancestrais, e louças ocidentais, com a intenção de promover essa mistura mesmo, para alinhar a questão de uma arte culinária regional com também, misturas de uma gastronomia que tem também os seus parâmetros internacionais. 

A mostra reúne fotografias e uma relação significativa com uma árvore. “As plantas vão estar muito presentes nessa amostra e a intenção é que as pessoas tenham essa relação nova com a comida e à cultura delas representada nessa área” afirma o Gestor. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural