Gabi Farias lança Single ‘Olhos Negros’ com Gabe AX e Guilherme Bonates

Por Portal do Holanda

23/11/2021 16h28 — em Agenda Cultural

Foto: Demi Brasil

Na contramão do que se espera de um primeiro disco de estúdio, a cantora amazonense Gabi Farias não economiza no que diz respeito à coletividade. O segundo single que antecipa a chegada do álbum “Enchente”, traz uma colaboração dupla: os artistas Guilherme Bonates e Gabe AX abrilhantam a música “Olhos Negros (Devaneio)” numa mistura que envolve muitos beats, rap, música experimental e uma linguagem recheada de sentimentos e camadas. 

“Olhos Negros foi um encontro muito bonito, quando eu comecei o processo de produção dessa música lá no ano passado, não imaginava a proporção que ela tomaria. A forma como ela foi acolhida pela Gabe e pelo Guilherme permitiram ela se tornar essa imensidão toda que ela é hoje”, explica a cantora. Esse trabalho é um marco na carreira de Gabi, que está profissionalizando cada vez mais seu trabalho. 

A música vem acompanhada de um trabalho audiovisual de primeira qualidade, com a participação de Eberth Santana, podemos observar mais uma vez, toda a conexão da cantora com esse processo de fluidez do rio, local onde tira a inspiração para nomear seus álbuns. E como nada é feito sem pensar,  Gabi também cria essa conexão junto aos parceiros dessa música. Por isso, a escolha de contar essa história visualmente pelos olhos de Eberth. 

"Com certeza foi um dos projetos que mais gostei de fazer esse ano, primeiramente porque foi meu primeiro projeto com a Gabi Farias, uma artista que antes mesmo de eu dirigir videoclipes, já era uma pessoa que admirava e tinha vontade de trabalhar com, assim como toda a equipe do projeto. E segundo porque é uma ideia diferente de tudo que estamos vendo ultimamente, até diferente do que eu mesmo tinha criado, até então. Eu não tive medo de tentar pôr em prática as minhas referências mais fantasiosas e trazer essa cinematografia imersiva para essa obra. A música é muito dinâmica e imersiva, ela pede um conflito sensível e muito visual, e era esse o nosso objetivo com o projeto.", disse o diretor.

Através da dança, linguagem já apresentada em trabalhos anteriores da cantora, é possível imergir em todo sentimento e sensibilidade que a letra da canção apresenta.  Lorena Cavalcanti, bailarina e coreógrafa deste trabalho, abrilhanta o clipe com uma performance e interpretação ímpar, delicada e potente ao mesmo tempo. 

Três é Demais

Carregando não só a voz, mas todo seu talento como produtor musical em “Olhos Negros”, Guilherme Bonates assina a produção e a mixagem da faixa e coloca sua voz junto a mulheres poderosas. 

"Essa música, pra mim, representa uma renovação, novidade, sabe? Novos ciclos. Acho que tanto na carreira como produtor, como também artística. Mas também mostra o desabafo do Guilherme, o ser humano antes do artista. Quero que essa música seja pra todo mundo um escape de coisas que não conseguimos falar abertamente, como foi pra mim. Um desabafo, um alívio, renovação.", contou Bonates.

O artista acredita ainda que a faixa trabalhada pelo trio é uma revolução da música amazonense. "Não como algo num tom de ser superior a nada nem a ninguém, mas de uma geração que assim como muitas outras antes de nós, buscou enriquecer e mostrar o valor da nossa terra, na arte em que fazemos, no nível em que fazemos", completa.

Já Gabe AX vem de um estilo diferente, e que a própria Gabi Farias vem se aventurando através de parcerias cada vez mais. Cantora e compositora no cenário do RAP manauara, Gabe AX como é conhecida, é a mais nova do trio, mas quando abre a boca para cantar ninguém segura a potência e timbre diferenciado.

“Pra mim trabalhar nesse som foi uma oportunidade muito grande de realmente fazer um trabalho profissional, com pessoas profissionais, foi tudo bem diferente pra mim, desde a parte da make até as roupas, mas foi uma descoberta de novos estilos, abrir minha mente quanto a isso e me ensinar muito.” Explica Gabe. 

Para ela ainda existe um sentido mais profundo nessa parceria: “Quero que as pessoas se identifiquem com a letra da música, que seja como um abraço em quem precisa, que chegue dentro das pessoas como se fosse o que elas precisam escutar, mas na interpretação delas e esse é o poder da música, às vezes o que escrevo pra mim pode servir pra outras pessoas mesmo que nas outras vivências delas.”

E não para aí

Os próximos passos são ainda mais grandiosos, Gabi Farias se prepara para lançar o seu primeiro álbum de estúdio em janeiro de 2022, esse que promete dar continuidade a toda essa revolução apresentada em Olhos Negros - Devaneio, e apresentar faixas com participações de muitos outros artistas da música amazonense, em uma mistura de MPB, com o experimental, o pop contemporâneo e muitas vozes. 

Inclusive, até com o próprio produtor Guilherme Bonates poderão surgir mais novidades, afinal é da vontade de todos, parceria essa que só está começando. " Essa música também carrega pra mim, os novos ares da música do Amazonas. Quero mostrar que o povo do Norte também pode sonhar, crescer, se profissionalizar como os grandes da indústria e principalmente, realizar continuamente", celebra Bonates. 

Esse álbum é fruto de muitas colaborações, depois de uma campanha de financiamento coletivo realizada em julho deste ano, a artista teve e criou oportunidades não só para si mas para muitos outros artistas, de voltarem à ativa depois de quase dois anos parados por conta da pandemia. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural