'Flor da Selva' mostra a vivências de mulheres no cenário musical de Manaus

Por Portal do Holanda

26/12/2020 11h04 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação / Bel Martini

Manaus/AM - Para falar sobre as experiências de mulheres na cena musical de Manaus, o projeto Flor da Selva, contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, ganha nova roupagem. Intitulada “Flor da Selva - Mulher, Música, Manaus”, a segunda edição do projeto será lançada neste domingo, 27, às 17h, com live no canal Kariwa Bacana no YouTube. 

Durante a live, as artistas Gabi Farias e Bel Martine conversarão com a produtora Patrícia Borges sobre a experiência de participar da série audiovisual, que conta também com as apresentações de DJ Pãmmy, MC Lucka Brasil e Karen Francis. 

Em formato intimista, as artistas falam sobre suas experiências e refletem como a música pode transformar a sociedade dando mais visibilidade à realidade da mulher.

“Foi uma experiência fortalecedora e de afirmação do meu papel e do meu espaço enquanto artista amazônida. Num local acolhedor e, principalmente, disponível para receber minhas falas e questionamentos. Nós, mulheres, artistas, necessitamos disso, necessitamos falar por nós mesmas e ocupar esses espaços de protagonismo dentro e fora dos palcos. A nossa arte se estende em todas as linguagens, e em todas as linguagens a gente precisa de reconhecimento”, disse Gabi Farias.

Representante da cultura hip-hop, DJ Pãmmy ressalta a importância da representatividade feminina para inspirar e  incentivar mais mulheres nas produções musicais na região. “Fazer parte, somar e dar visibilidade para mulher no cenário da cultura em geral é gratificante. Estar junto, somando no Flor da Selva, faz com que eu dê forças não só pra mim mesma, mas para aquelas que têm medo ou que pensam em desistir. É dar força e incentivo para as mulheres no cenário da música”, comentou a DJ.

FLOR DA SELVA

Gravado em 2017, a primeira edição do Flor da Selva contou com a participação das artistas Karine Aguiar, Lucinha Cabral, Lary Go & Strela, Anne Jezini e banda Gramophone. O projeto foi lançado em um show no Teatro Amazonas com participação de Djuena Tikuna. Assista à primeira edição: https://youtu.be/xIskaHy3CSY

Segundo a produtora Patrícia Borges, a ideia é renovar a proposta a cada edição. “O primeiro Flor da Selva é baseado na diversidade de gêneros musicais e gerações. Nesta segunda edição queremos propor reflexão por meio das vivências e experiências compartilhadas pelas artistas em depoimentos impactantes”, explica a produtora que assina o projeto em parceria com Agenor Vasconcelos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural