Início Agenda Cultural Exposição fotográfica revela a Amazônia da virada do século 19
Agenda Cultural

Exposição fotográfica revela a Amazônia da virada do século 19

Envie
Exposição fotográfica revela a Amazônia da virada do século 19
Exposição fotográfica revela a Amazônia da virada do século 19
Envie

Manaus/AM  -  Famílias ricas, caçadores, caboclos e seringueiros são alguns dos personagens que retratados na exposição “George Huebner: Photographia Allemã”. Anteriormente prevista para inaugurar em novembro passado, a mostra será aberta na próxima terça-feira (06/03), às 10h, na Sala Coletiva das Artes, no Sumaúma Park Shopping, no bairro Cidade Nova, com entrada gratuita.

Reunindo um total de 20 fotografias, pertencentes ao acervo iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), a exposição na Sala Coletiva das Artes vai apresentar ao público um panorama relevante da vasta produção de George Huebner (1862-1935), que se tornou um dos principais cronistas da vida na Amazônia entre o final do século 19 e o início do século 20. Alemão de Dresden, ele se estabeleceu em Manaus no final do século 19 e instalou aqui um dos principais estúdios de fotografia do Brasil no período.

“Nas palavras de Andreas Valentin (autor do livro ‘A fotografia amazônica de George Huebner’, 2012), ele foi um alemão-caboclo, naturalista e sócio-correspondente da Sociedade de Geografia de Dresden, que instalou em Manaus o maior e melhor estúdio de fotografia: o Photographia Allemã”, destaca Turenko Beça, artista visual e curador da mostra no Sumaúma Park.

Acervo – Ao longo de 50 anos, Huebner colecionou importantes e variadas imagens do cotidiano na Amazônia – dos retratos de ricas famílias da sociedade em Manaus e em Belém ao registro do trabalho nos seringais, do severo dia a dia de trabalhadores da floresta às fotografias de pares indígenas feitas em estúdio, mais tarde reproduzidas em cartões postais que impressionavam os destinatários de outros países.

No período da Belle Époque, no auge do Ciclo da Borracha, o fotógrafo alemão faz a crônica da vida nas cidades e nos seringais. “Ele registra a paisagem urbana, as famílias e a sociedade de Manaós. Mas há também o registro contrastante dos brabos na floresta em condições precárias de vida, em plena atividade extrativa, que financiava em grande parte a riqueza da cidade”, comenta o curador.

“George Huebner: Photographia Allemã” é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com apoio do centro de compras da zona norte. A mostra fica em cartaz até 29 de abril de 2018, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, segundo os horários das lojas do Sumaúma Park.

 

Siga-nos no

Google News