Compartilhe este texto

Estudantes desenvolvem jogo de cartas inspirados em aves da Amazônia

Por Portal Do Holanda

11/02/2022 9h47 — em
Agenda Cultural


Foto: Arquivo pessoal da professora Ana Lima

Manaus/AM - Um jogo de cartas inspirado em espécies de aves típicas da região Amazônica foi produzido por estudantes da rede estadual de ensino, no município de Tefé. O projeto “Psitacídeos no Estado do Amazonas: Conhecer Para Conservar”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), reúne mais de 40 espécies de animais e segue as regras de um baralho tradicional.

Foto: Ana Lima/Arquivo pessoal

Desenvolvido com apoio do Programa Ciência na Escola, o trabalho foi coordenado pela professora de Ciências, Ana Lima, na Escola Estadual Getúlio Vargas. Vinte e cinco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto que identificou aves como Periquitos, Curicas e Marianinhas, com base na plataforma online Wikiave, conhecida por reunir biólogos e observadores de aves do Brasil.

“Nós dividimos toda a pesquisa em três fases, compostas pelos seguintes itens: levantamento das espécies de psitacídeos registradas na plataforma online Wikiaves, elaboração do jogo lúdico e, por fim, aplicação do jogo com os alunos”, explica a professora.

De acordo com Ana, o projeto foi desenvolvido no período de julho a novembro de 2021. No jogo, as aves com mais registros de incidência no Amazonas são consideradas cartas coringas e garantem bônus aos jogadores que as possuem.  

Para a confecção do baralho foram utilizados papéis dos tipos A4 e Cartão. Já as fotografias dos animais foram impressas nas cartas do jogo, com os seus respectivos nomes, seguindo o padrão do Comitê Brasileiro de Ornitologia (CBO), fórum nacional encarregado de debater e divulgar informações relacionadas às aves nativas ou visitantes. 

Confirma o edital do PCE: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042022-programa-ciencia-na-escola-pce/ 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural