Espetáculo "Filha do Encontro das Águas" terá sessões gratuitas em Manaus

Manaus/AM - O espaço cultural Buia Teatro, localizado no Centro de Manaus, receberá em julho o espetáculo “Filha do Encontro das Águas”, solo da artista amazonense Lia Benacon. Com entrada gratuita, a peça será apresentada nos dias 20, 24, 25, 26 e 27, como parte da contrapartida do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo no Amazonas.
A montagem faz parte do projeto “Buia Ocupa”, que promove acesso gratuito a produções teatrais locais e incentiva a ocupação do espaço por artistas da região. No espetáculo, Lia conduz o público por uma narrativa fragmentada e poética sobre uma jovem que, perdida na metrópole paulistana, decide retornar ao Amazonas em busca de suas raízes e identidade.
O trabalho nasceu de uma pesquisa iniciada em 2020 na Escola de Arte Dramática da USP e deu origem, em 2021, a um curta-metragem. A primeira montagem teatral ocorreu em 2023, nas ruas de Manaus, com apoio do Edital Thiago de Mello. Em 2025, a obra ressurge com nova encenação no palco do Buia Teatro.
O espetáculo integra a programação de contrapartidas do projeto de manutenção do Buia, aprovado em edital do Governo do Amazonas voltado a micro e pequenas empresas do setor audiovisual. O financiamento é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Conselho Estadual de Cultura.

ASSUNTOS: Agenda Cultural