Cotidiano ribeirinho é tema de livro lançado nesta quarta-feira

Por Portal do Holanda

23/02/2016 13h29 — em Arte e Cultura


A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro de Manaus, será palco, nesta quarta-feira, 24, do lançamento do livro “Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica”, a partir das 18h. De autoria do professor Glaúcio Campos Gomes, a obra demonstra como o modo de vida da população ribeirinha incide nas práticas socioculturais. 

 Esta é a segunda etapa do lançamento do livro e, neste momento, Gláucio Gomes explica que pretende detalhar a pesquisa realizada em uma apresentação mais acadêmica. Editada pela Editora Valer, a obra é resultado de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O lançamento tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

O livro aborda o processo de diferenciação social, o aumento populacional, a influência da prática esportiva dentre outros aspectos que contribuem para discussões ambientais e sociais no âmbito das comunidades. “Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica é uma ampliação da tese denominada originalmente de Práticas Socioculturais, figuração, poder, diferenciação em Bicó, Cuiamucu e Canela-Fina – Comunidades Amazônicas, defendida em 2008 na Faculdade de Educação Física/UNICAMP. É uma pesquisa de campo onde as categorias utilizadas buscam entender as comunidades”, afirmou o Gláucio Gomes.

 Sob o viés da sociologia figuracional/processual, o autor observa o Amazonas a partir dessas três comunidades, localizadas no município de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus).  “Nesse universo de clima quente e úmido, o amazônida vive seu modo de vida e desenvolve atividades, o ethos. Temas diversos são objetos de estudo, os quais as redes invisíveis os sustentam: o extrativismo animal (caça e pesca) e vegetal; o cultivo do solo com ênfase à prática de cooperação ou ajuda multa que se dá na atividade do puxirum, mutirão ou ajuri, arraigado no habitus amazônico; a criação e o abate de boi; o uso do fogo”, comenta.

 O professor Campos destaca ainda que o livro aborda a “sociologia do lazer” para entender a prática do futebol e outras atividades miméticas ocorrendo na hinterlândia (localidades às margens do rio) amazônica. 

A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista está localizada na rua Costa Azevedo, 216, no Largo São Sebastião.
 

Serviço:

O quê: Lançamento do Livro “Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica”
Quando: 24 de fevereiro, a partir das 18h
Onde: Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, 216, no Largo São Sebastião, Centro.
Quanto: Gratuito
Contato para entrevista: Professor Gláucio Campos 99138-4210

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Arte e Cultura