Companhia de dança realiza aulas voltadas para rainhas, princesas e damas

Por Portal do Holanda

11/06/2021 11h26 — em Agenda Cultural

Foto: Dheyson Lima/Arte Sem Fronteiras

Manaus/AM - Tradicionalmente o mês de junho é reconhecido pelas festas de São João. Forró, comidas típicas, arraial e quadrilhas juninas são as grandes atrações dessa época do ano. Entretanto, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os eventos foram cancelados no Amazonas e em outros estados brasileiros. 

Apesar do momento vivido no Brasil, a Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras adotou uma iniciativa que ameniza a saudade do São João: aulas de dança para rainhas e princesas juninas.

Os encontros acontecem duas vezes por semana (terça e quinta-feira), das 19h às 20h, de forma presencial e respeitando as regras de prevenção contra a Covid-19. Jovens a partir dos 15 anos podem participar. 

A bailarina Íris Almeida é a responsável por ministrar as aulas. Ela destaca que as aulas é um trabalho de fomento e formação técnica em prol da cultura popular. Ela explica como funciona o processo coreográfico. 

“As rainhas, damas e noivas juninas fazem aulas técnicas de balé, jazz, dança contemporânea e expressão corporal. Dentro da nossa escola, elas vão aprendendo como lidar com a cena e como melhorar seu desempenho técnico no ambiente da performance junina”, disse. 

Valorização - Além disso, a iniciativa do Arte Sem Fronteiras é valorizar a cultura popular, como destaca o coreógrafo Wilson Júnior, diretor e fundador da companhia. 

“O Arte Sem Fronteiras vem fomentando a cultura popular há 13 anos. Hoje nós estamos nesse período sensível de pandemia, mas as produções continuam de uma forma mais externa, principalmente com elaboração de vídeos, para relembrar os grandes festivais que acontecem no Amazonas”, reitera.

Hoje as aulas de rainhas, damas e princesas juninas contam com seis pessoas. De acordo com Wilson, o retorno das aulas tem sido a melhor possível. 

“Esse trabalho que estamos desenvolvendo é de integração, retorno, valorização fomento, socialização e compromisso com a arte. Temos o auxílio de técnicos e produtores, que são pessoas contribuindo diretamente e indiretamente. Graças a Deus estamos tendo muito apoio para produzir com muita qualidade e amor”, reitera. 

Quem deseja participar das aulas podem se dirigir na sede da companhia, localizada na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus. Mais informações entrar em contato pelo número (92) 98130-6571.

Sobre o Arte Sem Fronteiras – Fundada em 2008, a Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras conquistou respeito e seu espaço no universo da dança ao longo dos anos. O grupo soma participações em grandes competições, como o Festival de Dança de Joinville, o Festival de Dança do Amazonas e o TorontoFest, no Canadá.

Além disso, a companhia também realizou participações em grandes manifestações culturais do Brasil, entre eles, o Festival Folclórico de Parintins, defendendo o Boi-bumbá Caprichoso.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural