Cineteatro Guarany recebe 7ª edição da Mostra de Cinema Espanhol
Manaus/AM - O Cineteatro Guarany recebe a 7ª edição da Mostra de Cinema Espanhol, que começa nesta terça-feira (10) e segue até o dia 13, sempre às 18h30. Durante esses dias, o público poderá desfrutar de filmes exibidos em suas versões originais, com legendas em português, proporcionando uma imersão na rica diversidade cultural e linguística da Espanha e suas distintas comunidades autônomas.
Com entrada gratuita, a mostra é uma oportunidade de apreciar o cinema espanhol em um formato acessível e inclusivo. O evento é fruto da parceria entre o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Essa colaboração permite que a programação cultural local se enriqueça com a presença de cinema estrangeiro, apresentando ao público exemplos culturais muitas vezes desconhecidos, ampliando horizontes e fortalecendo os laços culturais entre o Brasil e a Espanha.
“O objetivo é dar oportunidade ao público amazonense de ampliar seus horizontes culturais para além das fronteiras locais e nacionais. Especialmente na área cinematográfica, que é muito limitada em Manaus”, enfatiza a assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Suzy Osaqui,.
Anualmente, a Mostra de Cinema Espanhol apresenta filmes inéditos com temas variados em sua programação. Neste ano, a edição destaca, entre seus principais atrativos, documentários sobre o meio ambiente espanhol, que, assim como no Brasil, enfrenta desafios na preservação de sua fauna e flora.
Programação
"Intempérie", um drama dirigido por Benito Zambrano, com cinco indicações ao prêmio Goya — o Oscar espanhol — nas categorias de melhor filme e melhor roteiro, será exibido nesta terça-feira (10).
"Santuário", dirigido por Álvaro Longoria e produzido pelo ator espanhol Javier Bardem, será apresentado nesta quarta-feira (11).
“As Ovelhas Não Perdem o Trem", dirigido por Álvaro Fernández Armero, será exibido nesta quinta-feira (12).
Encerrando a mostra, o documentário "Ibéria", uma adaptação da suíte “Iberia” de Isaac Albéniz feita pelo renomado diretor Carlos Saura, que explora o mundo do flamenco, será exibido nesta sexta-feira (13).
ASSUNTOS: Agenda Cultural