Cine Casarão recebe programação do Festival Varilux de Cinema Francês

Por Portal do Holanda

24/11/2021 10h57 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Nesta semana, o Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, no Centro de Manaus, recebe a Mostra Belmondo do Festival Varilux de Cinema Francês e exibe quatro filmes: ‘O Demônio das Onze Horas’, ‘O Homem do Rio’, ‘Técnica de Um Delator’ e ‘Léon Morin, O Padre’. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no perfil do Instagram (@casaraodeideias), ao preço de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

A mostra é uma homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, que morreu em setembro deste ano, aos 88 anos. Conhecido e amado, o profissional tem uma filmografia diversificada, com 67 títulos de grande sucesso de bilheteria no cinema, mas também na televisão, onde até os seus antigos filmes seguem sendo exibidos.

A primeira exibição ocorre na quinta-feira (25), às 18h30. Em ‘O Demônio das Onze Horas’, o professor Ferdinand Griffon decide abandonar a esposa para fugir e viver um romance com a babá de seus filhos, Marianne Renoir. A postura ousada assumida pela dupla acaba os colocando no caminho de mafiosos, que iniciam uma busca incessante pelo novo casal.

Na sexta-feira (26), às 19h30, será exibido ‘O Homem do Rio’. Nele, um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. O crime gera uma série de aventuras que envolvem drogas, morte e sequestro. Agnes, a filha de um homem assassinado, é sequestrada, drogada e enviada para o Rio de Janeiro em um avião. O seu namorado Adrien, um soldado, procura a amada, começando uma jornada, que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia.

No sábado (27), às 15h30, o Cine Casarão exibe ‘Técnica de Um Delator’. Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado, onde planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário. Para isso ele conta com a ajuda de Silien; o que Maurice não sabe é que Silien é um informante da polícia.

Finalizando a semana, no domingo (28), às 18h30, é a vez de ‘Léon Morin, O Padre’. Barny muda-se para uma pequena cidade do interior e ali cria sua única filha. Apesar de ateia, Barny fica intrigada com o mistério da religião. Na confissão, ela provoca o padre Léon Morin, jovem e inteligente, que não se recusa ao diálogo.

Estreias

Ainda na programação do Cine Casarão, será possível conferir as estreias ‘O Novelo’, na quinta, às 16h30, e ‘Uma História de Família’, na sexta, às 17h30. Em ‘O Novelo’, de Claudia Pinheiro, cinco irmãos acabam sendo criados pelo irmão mais velho, após a morte da mãe. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser o pai deles. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias e, por meio do tricô aprendido na infância. O longa será reexibido no domingo, às 16h30.

Já em ‘Uma História de Família’, de Werner Herzog, o presidente da Family Romance Ltda., uma empresa que aluga pessoas substitutas para clientes que precisam de ajuda no dia a dia — seja em algum evento social ou durante uma reunião do trabalho —, é contratado para atuar no lugar do pai de uma menina de 12 anos, que está desaparecido.

Gratuitos e reexibições

Nesta quarta-feira (24), a programação é gratuita e o filme exibido será ‘Matar ou Morrer’, às 16h30. O filme, de Fred Zinnemann, mostra o ex-agente Will Kane que está se preparando para deixar a pequena cidade de Hadleyville, Novo México, com sua noiva. Pouco depois, ele descobre que Frank Miller, um criminoso local preso anos atrás, foi libertado e busca vingança. Quando Kane começa a recrutar alguns homens para lutar, ele percebe que o povo da cidade é muito covarde para o confronto. Então, o próprio Will Kane aceita que terá de enfrentar sozinho Miller e seus capangas.

Ainda nesta quarta, mas às 18h30, serão exibidos os curtas amazonenses 'Terra Nova’ e ‘O Buraco’, ambos com bate-papo com os diretores logo após as exibições. E entre as reexibições estão ‘8 Presidentes, 1 Juramento’ (sexta, às 15h), ‘Bob Cuspe Nós Não Gostamos de Gente’ (sábado, 17h30) e ‘A Noite do Fogo’ (sábado, 19h30).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural