Início Agenda Cultural Caprichoso recebe tribo Munduruku no curral neste sábado
Agenda Cultural

Caprichoso recebe tribo Munduruku no curral neste sábado

Envie
Caprichoso recebe tribo Munduruku no curral neste sábado
Caprichoso recebe tribo Munduruku no curral neste sábado
Envie

O Boi-Bumbá Caprichoso abre as porteiras do curral Zeca Xibelão para celebrar a tribo verdadeira do festival de Juruti, Munduruku, em ensaio show na noite de sábado, 02, para domingo, 03. A campeã do festribal de Juruti compõe o elenco de tribos do projeto “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral” e fará um evento especial para a galera azulada. Apresentador, índia guerreira, pajé e guardiã tribal são os itens da Tribo Munduruku que farão um espetáculo no palco do curral do Caprichoso.

A festa para a tribo é uma celebração de uma das grandes manifestações populares da Amazônia, nascida sob a influência do festival de Parintins, especialmente o Boi Caprichoso. “A Tribo Munduruku de Juruti é a pioneira do festribal e surgiu em consequência do Boi Caprichoso. Na gênese Munduruku, as primeiras duas canções que tribo se apresentou nos anos de 1993 e 1994 são Yamã e consequentemente Mundurucânia, ambas do compositor Ronaldo Barbosa”, revela o conselheiro de artes, Edwander Batista.

O evento organizado pela diretoria do Caprichoso é considerado muito significativo pelo presidente Babá Tupinambá para a coordenação do espetáculo de arena 2018, pois será uma demonstração do que o boi prepara dentro do projeto do bicampeonato. Para Edwander Batista, que é membro da família fundadora da Tribo Munduruku, celebrar essa parceria do Boi-Bumbá Caprichoso com a cultura do Estado do Pará é uma honra, ainda mais por se tratar do maior festival de tribos do Brasil.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?