Compartilhe este texto

Caprichoso protagoniza o maior lançamento de álbum de boi-bumbá da história

Por Portal do Holanda

02/05/2022 10h39 — em
Agenda Cultural


Fotos: Glen Dinely, Pedro Coelho e Michel Amazonas

Manaus/AM - O clima do Festival Folclórico de Parintins 2022 ficou aquecido com a nação azul e branca em massa no Curral Zeca Xibelão por mais de cinco horas de show, até às 3h da madrugada deste Dia do Trabalhador, 1º de maio. Sucesso absoluto nas plataformas digitais em menos de uma semana, as 13 toadas inéditas do álbum digital "Amazônia Nossa Luta em Poesia" foram lançadas oficialmente na noite do dia 30 de abril.

O repertório do novo produto do Boi Caprichoso caiu no gosto da galera que dançou, cantou e se emocionou junto com a apresentação dos itens individuais, ao som da Marujada de Guerra. O apresentador, Edmundo Oran, o levantador de toadas, Patrick Araújo, e o Amo do Boi, Prince do Caprichoso, regeram a festa com muita alegria e sinergia com o povo azul e branco. O espetáculo foi transmitido integralmente pelo canal do Boi Caprichoso no YouTube.

Com toadas novas de evolução, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, a Porta-Estandarte, Marcela Marialva, a Cunhã-Poranga, Marciele Albuquerque, a Rainha do Folclore, Cleise Simas, e o pajé, Erick Beltrão, mostraram que estão preparados para a disputa nas três noites na arena do Bumbódromo. Um dos momentos marcantes foi a nova chamada do rufar do tambor da Marujada de Guerra, com interação do apresentador e a galera na toada de abertura "É Festa de Novo!".

A nação azul entoou em uma só voz o refrão da toada tema "Amazônia Nossa Luta em Poesia": "Punhos erguidos aqui/De braços dados até o fim/Liberdade é arte que triunfa e voa/Valentes guerreiros, tutores/Guardiões azulados, protetores/Cingidos de poesia o nosso canto ecoa, ecoa!". A interpretação do repertório com o levantador de toadas, Patrick Araújo, comandou a multidão no curral Zeca Xibelão, com os músicos da Banda Caprichoso.

A galera Raça Azul, a Vaqueirada, o Boi-Bumbá Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, o Departamento de Cênica Caprichoso (DCC), a Troup Caprichoso, o Corpo de Dança Caprichoso (CDC) fizeram uma grande apresentação no palco do curral Zeca Xibelão. O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, disse que o lançamento do bumbá é mais uma demonstração de que o boi está pronto para erguer o título do 55º Festival Folclórico de Parintins. "Temos muito orgulho desse elenco, da multidão que está com o Caprichoso em todos os momentos. Tenho absoluta certeza que faremos três noites apoteóticas no Bumbódromo em junho, no festival", enfatiza.

Homenagem

Com a política de valorização de pessoas que doaram parte de suas vidas ao Boi Caprichoso, um dos mais importantes compositores da história do Festival de Parintins, Ronaldo Barbosa e o ex-coordenador da Marujada de Guerra, Flávio Lima de Matos, o Vela, foram homenageados no palco do Curral Zeca Xibelão como forma de reconhecimento ao importante trabalho que empenharam em prol ao boi negro de Parintins.

Os tambores rufaram para a os homenageados. Barbosa se emocionou ao lembrar que desde a década de 1970 está no Caprichoso. “Obrigado minha nação, já passei por tantos momentos lindos, mas esse ficará marcado na minha vida”, disse.

Vela por sua vez assegurou que ser recebido com carinho pelo azulado é muito especial. “O Caprichoso é minha vida, jamais deixarem de amar esse boi”, destaca.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural