Compartilhe este texto

Campeã do Carnaval de Manaus será conhecida nesta segunda; entenda

Por Portal Do Holanda

02/03/2025 13h20 — em
Agenda Cultural


Reitor da UEA, Luiz Zogahib desfila em alegoria da Mocidade Indenpendente de Aparecida. Foto: Reprodução/ Instagram

Manaus/AM - A apuração das notas do desfile das escolas de samba de Manaus acontece nesta segunda-feira (3), no Sambódromo. Pela manhã, serão divulgadas as notas das escolas dos grupos de Acesso B e Acesso A, enquanto o Grupo Especial terá suas notas apuradas a partir das 14h. A apuração será transmitida ao vivo no YouTube e em telões no Sambódromo.

Oito escolas disputam o título no Grupo Especial: Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família.

As escolas são avaliadas em nove quesitos, com notas de 8 a 10. Jurados de fora da região Norte, selecionados por uma empresa especializada, garantem imparcialidade. Em caso de empate, critérios pré-definidos são usados para definir a campeã.

As campeãs de cada grupo recebem troféus, e o sistema de acesso e rebaixamento é mantido: a campeã do Acesso B sobe para o Acesso A, a campeã do Acesso A sobe para o Grupo Especial e as últimas colocadas de cada grupo são rebaixadas.

A seleção dos 40 jurados, incluindo 4 suplentes, foi realizada por uma empresa especializada, com profissionais de todo o Brasil, exceto da região Norte, para garantir imparcialidade.

Em caso de empate, a ordem inversa do sorteio das notas define o critério de desempate.

As campeãs de cada grupo recebem seus troféus logo após a apuração. O sistema de acesso e rebaixamento funciona assim:

  1. A campeã do Acesso B sobe para o Acesso A.
  2. A campeã do Acesso A sobe para o Grupo Especial.
  3. As últimas colocadas do Grupo Especial, Acesso A e Acesso B são rebaixadas.

Para subir de grupo, a escola deve desfilar por três anos consecutivos na mesma categoria.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural