Início Agenda Cultural Banda Bhaixa da Hégua movimenta Educandos neste domingo
Agenda Cultural

Banda Bhaixa da Hégua movimenta Educandos neste domingo

Envie
Banda Bhaixa da Hégua movimenta Educandos neste domingo
Banda Bhaixa da Hégua movimenta Educandos neste domingo
Envie

Manaus/AM - A tradicional banda da Bhaixa da Hégua ganhará as ruas do bairro Educandos, neste domingo, 19. Esta é a 26ª edição da banda que tem sua fama e irreverência registradas no carnaval de rua de Manaus. A festa será na rua Inocêncio de Araújo, a partir das 16h.

 O presidente da banda, Alcides Castro, conta que a Bhaixa da Hégua, que hoje arrasta mais de 30 mil foliões, surgiu no ano de 1991, durante o governo do presidente Fernando Collor, quando não haveria carnaval em Manaus. Na ocasião, um grupo de amigos se reuniu e criou a Banda Bhaixa da Hégua, hoje, uma das mais tradicionais da cidade.

 Um fato curioso, destaca o presidente, é que a “hégua”, símbolo da banda, é caracterizada como a então primeira-dama, Rosane Malta. Segundo Castro, os fundadores entraram em contato com a ex-primeira-dama solicitando autorização para que o boneco tivesse suas características, como forma de homenagem.

Popular 

 Chegando em sua 26ª edição, a banda é aguardada não só pelos moradores do Educandos, mas por pessoas de diferentes bairros da zona Sul. A expectativa do presidente é que o público deste ano seja maior. “Aguardamos mais de 30 mil pessoas. Serão quatro bandas tocando para o povo. Precisamos de alegria e na Banda da Bhaixa da Hégua é o que mais se tem”, afirma.

 Para Alcides Castro, sua relação com a banda vai além da folia de carnaval. “Essa banda significa muito para mim, pois minha irmã que faleceu vítima de câncer foi rainha da banda três vezes e antes dela partir, pediu para que eu não deixasse a banda acabar. Então assumi esse compromisso e estou na presidência há 10 anos”, finaliza.

Tracionais

 Além da Banda da Bhaixa da Hégua, neste fim de semana mais 13 bandas ocorrerão em diferentes pontos da cidade, entre elas as tradicionais Banda do Jaraqui, Difusora, Bica e Boulevard.

 No sábado, a Banda do Jaraqui ocorrerá a partir das 12h. A Banda da Difusora, na avenida Eduardo Ribeiro, será a partir das 16h. Já no domingo, 19, será a vez da Banda do Boulevard agitar a cidade, a partir das 8h, no Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul da capital

31-01-16-bhaixa-hegua-_fotos.ingrid-anne-manauscult_1.jpg
31-01-16-bhaixa-hegua-_fotos.ingrid-anne-manauscult_1.jpg
31-01-16-bhaixa-hegua-_fotos.ingrid-anne-manauscult_1.jpg

Siga-nos no

Google News