Compartilhe este texto

Atores amazonenses estreiam espetáculo de teatro no Rio de Janeiro

Por Portal Do Holanda

17/09/2015 16h58 — em
Agenda Cultural




Os atores amazonenses Danilo Reis, Elisa Neves e Kassia Nascimento, somados aos cariocas Breno Paraizo e Luisa Machado estreiam neste sábado, às 16 horas, no Largo do Machado, o primeiro espetáculo de rua da Companhia Casa 407, “Casmurro”, uma livre adaptação da obra de Machado de Assis.
 
Com a supervisão de direção de Tárlia Laranjeira, os palhaços da Casa 407 compõem o elenco que dá vida a esses personagens tão marcantes da obra de Machado, representando através de uma ótica lúdica e subversiva utilizando-se da linguagem circense trazida pelo olhar do palhaço, o drama de Bentinho, um homem apaixonado por Capitu, mas que tem tanto ciúme da sua amada que desconfia da sua fidelidade. O espetáculo foi realizado através de financiamento coletivo pelo site Catarse.
 
A Casa 407 é sediada no Rio de Janeiro, e foi criada pelos atores amazonenses em parceria com os atores cariocas, e está no processo de “Casmurro” desde agosto do ano passado. Este é o terceiro espetáculo de teatro que Danilo Reis apresenta no Rio de Janeiro, mas o primeiro da sua Companhia, o que traz um sentimento especial para o ator:
 
“Moro no Rio desde a metade de 2014 e no ano passado pude apresentar um espetáculo, o que me permitiu, de certa forma, sentir a plateia carioca. Posso dizer que o jogo, a conectividade, são bem diferentes, em relação ao público de Manaus, e isso é ótimo, porque possibilita que a gente se redescubra quanto artista. Saí de Manaus com a proposta de fundar aqui a Casa 407 Companhia de Teatro, o que foi um alívio, porque algo que dificulta a mudança de cidade, acredito, são os contatos, tanto profissionais quanto pessoais. Já conhecer as também manauaras, Elisa Neves e Kassia Nascimento, foi um bom começo e facilitou bastante o processo de construção do nosso grupo e consequentemente do Casmurro, afinal, sabíamos de coisas parecidas, tínhamos vivências parecidas e interesses em comum. É como reunir parentes e amigos para fazer uma boa festa”, conta.
 

Não apenas a mudança de cidade provocou alterações em Reis. A possibilidade de conhecer de perto importantes nomes do teatro brasileiro tem tido papel fundamental neste momento de evolução do ator: “O Rio de Janeiro é uma cidade que fervilha em arte: tem sempre um espetáculo renomado, uma grande exposição, um bom show musical. Isso faz com que o processo de formação seja multifacetado. Acredito que eu tenha mudado e aprendido muito, por conta das trocas com alguns mestres das artes cênicas, dos encontros com gente de diferentes estados e países ou simplesmente por se colocar como um observador. Casmurro surge no meio de todas essas informações, e fico muito empolgado por conta disso, porque o espetáculo é fruto de um amontoado de informações que pretendo partilhar com as pessoas”.
 
O espetáculo será apresentado no Rio de Janeiro até o dia 5 de setembro, sempre aos sábados, às 16h. Mas o público de Manaus pode ficar tranquilo, pois faz parte dos planos do grupo apresentações na cidade: “Vamos à Manaus no ano que vem, segundo nosso planejamento. Ainda sem data certa, mas esperamos que isso possa acontecer antes, pois em momento nenhum, durante o processo de montagem, esquecemos dos nossos amigos e do público de Manaus. Pra gente seria incrível”, finaliza Reis.
 
 
Sinopse: "Casmurro" é um espetáculo de teatro de rua criado a partir do romance “Dom Casmurro”, do escritor brasileiro Machado de Assis. E para explorar o universo Machadiano, os palhaços da Casa 407 Companhia de Teatro compõem o elenco que dá vida a esses personagens. É através de uma ótica lúdica e subversiva que esses palhaços encenam de forma irreverente as peripécias dessa que é a mais famosa obra literária do realismo brasileiro.

Esta adaptação da Casa 407 é fiel ao enredo original, que traz seu personagem principal, Bento Santiago – na velhice, alcunhado por Dom Casmurro – narrando a própria história, desde a mocidade até os dias mais tardios de sua vida. Entre esses dois momentos, Bento escreve sobre as reminiscências da juventude, sua passagem pelo seminário, seu romance com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.
 
FICHA TÉCNICA
Texto original: Machado de Assis
Direção e Roteiro Adaptado: O Grupo
Elenco: Breno Paraizo, Danilo Reis, Elisa Neves, Kassia Nascimento e Luisa Machado
Direção Musical: Breno Paraizo
Execução Musical: Breno Paraizo e Danilo Reis
Figurino: Raphael Elias, Elisa Neves, Giulianna Natividade e Malu Marques
Cenário: Lívia Charret
Maquiagem: Raphael Elias
Costureiras: Caetana Dias
Preparação Corporal: Alex Vieira
Coreografia com Fitas: Lilian Corrêa
Produção: Beatriz Flores
Design Gráfico e Assessoria de Imprensa: Danilo Reis
Fotógrafa: Samara Costa
Realização: Casa 407 Companhia de Teatro

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural