Compartilhe este texto

Ateliê 23 leva Cabaré Chinelo para Fortaleza

Por Portal Do Holanda

14/08/2024 17h50 — em
Agenda Cultural


Foto: Victor Dias

Manaus/AM - Nesta quinta-feira (15), o Ateliê 23 apresenta o espetáculo “Cabaré Chinelo” no palco do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A peça abre a programação do Festival Noites Brasileiras, que, neste ano, chega a quinta edição com olhares para a Amazônia Legal.

Esta é a primeira vez que a companhia amazonense leva o espetáculo ao Nordeste para contar sobre o outro lado da Belle Époque no Amazonas e narrar a trajetória de mulheres prostituídas no período entre 1900 e 1920, como Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Laura, Joana, Luiza, Felícia, Enedina, Sarah, Emiliana e Maria.

Inspirada na pesquisa de Narciso Freitas, a peça é considerada um fenômeno pela crítica e pela tradição de ingressos esgotados desde a estreia, em diversas cidades do Brasil. Em temporada há dois anos, o “Cabaré Chinelo” lotou teatros em Manaus e na capital paulista, como Sesc Pinheiros e Teatro B32, além da participação no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e no 32º Festival de Curitiba.

Com 17 artistas em cena, o elenco conta com Vivian Oliveira, Sarah Margarido, Andira Angeli, Julia Kahane, Thayná Liartes, Emily Danali, Fernanda Seixas, Daphne Pompeu, Daniely Peinado, Ana Oliveira, Bruna Pollari, Allícia Castro, Taciano Soares e Eric Lima, além dos músicos Yago Reis, Guilherme Bonates e Stivisson Menezes.

Em 2023, o Ateliê 23 foi indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o “Cabaré Chinelo”, na categoria "Energia que Vem da Gente", que premia iniciativas relacionadas ao universo teatral com impacto social positivo.

Com a obra, o coletivo também venceu duas categorias do 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco”.

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, realizado em outubro do ano passado, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, com Vivian Oliveira, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”, com Eric Lima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural