Ancestralidade e escuta: Francis Baiardi lança solo “Aquelas que me habitam” no Teatro da Instalação
Manaus/AM- A artista-pesquisadora Francis Baiardi apresenta o espetáculo solo “Aquelas que me habitam” no dia 23 de novembro, às 18h, no Teatro da Instalação, com entrada gratuita. A obra marca uma nova fase na carreira da intérprete-criadora.
Além da performance, o projeto se destaca por uma iniciativa de formação inédita na cidade: o Observatório de Criação. A experiência selecionou cinco jovens artistas – Adriz Rolin, Lucas Nogueira, Fernanda Seixas, Nicole Queiroz e Reysson Brandão – para acompanhar, registrar e dialogar com o processo criativo da obra, todos recebendo bolsa de estudo.
Francis Baiardi descreve o Observatório como um "lugar de descoberta e comunhão", onde as histórias e sensibilidades dos participantes se integraram ao seu processo. Uma das selecionadas, Fernanda Seixas, explica seu papel como observadora: "Meu papel no trabalho é perceber o que sinto. Observo, anoto, me permito sentir e dialogar sobre, para que a artista saiba como está chegando em quem a assiste".
O projeto também fortalece o protagonismo feminino e o diálogo intergeracional na arte, com uma equipe majoritariamente composta por mulheres. Jady Castro, jovem produtora, ressalta o aprendizado sobre a importância da escuta e do cuidado no fazer artístico. Leandra, responsável pelos registros em foto e vídeo, complementa, destacando a experiência como um exercício de escuta e ancestralidade.
Para Francis, a presença feminina na equipe reflete a necessidade de valorizar "mulheres artistas... que buscam continuidade no ofício artístico, enfrentando desafios, mas também celebrando conquistas e criações coletivas" na região amazônica.
Com o Observatório de Criação, "Aquelas que me habitam" transcende a performance, transformando-se em um espaço de aprendizado, experimentação e visibilidade para novas vozes artísticas da região.
ASSUNTOS: Agenda Cultural