Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Manaus avança em saneamento com inauguração da ETE Timbiras

Publicado

em

Foto: Pedro Braga Jr. / Portal do Holanda Foto: Pedro Braga Jr. / Portal do Holanda
Foto: Pedro Braga Jr. / Portal do Holanda

Foi inaugurada no último dia 4 de julho a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Timbiras, localizada na Zona Norte da capital. A obra realizada pela Manaus Ambiental tem capacidade de tratar 230 litros de esgoto, por segundo, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde de mais de 100 mil pessoas.

Para o diretor-presidente da Manaus Ambiental, Renato Medicis, esse é o primeiro passo rumo a universalização do saneamento na capital. “Um grande avanço para Manaus, que até 2030, terá 80% de cobertura e tratamento de esgoto”.

“Uma obra ambiciosa realizada por uma empresa forte, credenciada”, afirmou o prefeito, Arthur Virgílio Neto, referindo-se à experiência da Aegea, que recentemente adquiriu a Manaus Ambiental. Ele destacou ainda que a ETE Timbiras vai preservar as nascentes e igarapés porque vai coletar e tratar o esgoto, devolvendo aos igarapés água com 95% de pureza.

 

A operação da ETE Timbiras envolve aproximadamente 40 km de novas redes coletoras e nove elevatórias de bombeamento, que possibilitam o transporte de dejetos gerados nos imóveis até a estação de tratamento, onde, após rigorosos processos, retornarão ao meio ambiente. A Timbiras é uma das maiores estações de tratamento de esgoto da região Norte do País. O investimento chega a R$ 70 milhões.

O plano de investimento da Aegea, prevê investimentos na ordem de R$ 560 milhões na ampliação dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário, para os próximos cinco anos.

PF investiga denúncia de fraudes em documentos envolvendo funcionários do governo do Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.