Compartilhe este texto

Maioria dos adolescentes não enfrentam dificuldades ao comprar cigarros, diz INCA

Por Portal Do Holanda

27/11/2018 20h13 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) constata que a maioria dos adolescentes brasileiros conseguem comprar cigarros sem dificuldades, tanto no comércio formal quanto no informal. O estudo “Descumprimento da legislação que proíbe a venda de cigarros para menores de idade no Brasil: uma verdade inconveniente” foi publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia.

O estudo indica que 86,1% dos adolescentes 13 e 17 anos que tentaram comprar cigarros nos 30 dias anteriores à entrevista não foram impedidos. Segundo o levantamento, os mais novos do grupo (entre 13 e 15 anos) tiveram um pouco menos de facilidade, mas ainda assim é uma proporção alta: 82,3%.

O trabalho do Inca e do Ministério da Saúde toma por base dados de 2015 da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada a cada três anos com estudantes de escolas públicas e privadas em todos os estados brasileiros.

A médica do Inca Tânia Cavalcante, co-autora do estudo, afirmou à EBC que a conclusão “é muito grave, pois o descumprimento da lei que proíbe a venda de cigarros a menores pode ter contribuído para a reversão da tendência histórica de queda na iniciação ao fumo no Brasil”. Ela ressalta o fato de que dados da PeNSE mostram um aumento na proporção de fumantes entre 13 e 17 anos, de 5,1% em 2012, para 5,6% em 2015.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: adolescentes, cigarro, Brasil

+ Brasil