Compartilhe este texto

Trump questiona processo de impeachment e diz ser 'abuso de poder'

Por Portal Do Holanda

17/12/2019 16h24 — em
Mundo



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17) que o processo de impeachment contra ele é "inválido" e que as acusações não têm respaldo "em nenhuma teoria constitucional, interpretação ou jurisprudência".

"Esse impeachment representa um abuso de poder inconstitucional e sem precedentes por parte dos parlamentares democratas, sem nada parecido em quase parecido em dois séculos e meios de história do Legislativo americano", escreveu.

Segundo um site de notícias do Globo, as declarações estão em uma carta que Trump enviou à presidente da Câmara dos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi — uma das principais opositoras do republicano. No texto, ele critica a conduta da parlamentar.

"Ao levar adiante seu [processo de] impeachment inválido, você viola seu juramento ao cargo, você rompe seu comprometimento com a Constituição e declara guerra contra a democracia americana", criticou Trump.

O presidente também pediu para que o Partido Democrata cancele "imediatamente" o processo de impeachment. "Enquanto eu não tenho expectativa alguma de que você fará isso, eu escrevo esta carta para a História e para colocar meus pensamentos em um registro permanente e inapagável", escreveu.

"Daqui a 100 anos, quando as pessoas se relembrarem dessa história, eu quero que elas entendam e aprendam com ela, para que nunca mais ocorra com outro presidente", conclui a carta.

A votação do impeachment de Trump na Câmara está prevista para esta quarta-feira (18). Se passar, por uma maioria absoluta, o processo segue ao Senado — pelas regras dos EUA, o presidente não perde o cargo antes da decisão final dos senadores.

Pelosi abriu o inquérito de impeachment contra Trump após vir à tona o conteúdo de um telefonema com o presidente recém eleito da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Na conversa, o norte-americano pede que o país europeu investigue Hunter Biden, filho de Joe Biden — ex-vice-presidente dos EUA e atual pré-candidato da oposição à Casa Branca.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abuso de poder, impeachment, trump, trump questiona, Mundo

+ Mundo