Rebelião em presídio resulta em destruição de delegacia no AM

Por Portal do Holanda

19/01/2016 20h50 — em Policial

Manaquiri/AM - Desde o início da tarde desta terça-feira (19), por volta das 12h, que policiais civis e militares tentavam conter a fúria de detentos do presídio de Manaquiri, distante 80 km de Manaus. Oito presos se rebelaram na cadeia que funcionada dentro das instalações da 33ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). O motim teve início assim que foi servido o almoço.



Policiais civis tiveram que pedir o apoio de militares do 2º Grupamento da Polícia Militar (2º GPM). Os PMs foram obrigados a usar a força para controlar os ânimos dos detentos. Mesmo assim, o grupo foi relutante e chegou até mesmo abrir umas das celas e destruir parcialmente as grades da segunda. Somente uma das grades ficou firme durante a rebelião. O motim foi controlado por volta das 15h30. Os presos rebeldes foram identificados como: Jose Rodrigues da Silva, o ”Arigozinho”, Fabiano da Silva Amorim, Francisco da Costa e Silva, Rodrigo Júnior Salgado Leal e Ronald dos Santos Reis. “Arigozinho" era a pessoa que estava incentivando os demais a rebelar-se.

Além dos militares, foi preciso o apoio de policiais civis do Careiro Castanho sob o comando do titular Danniel Antony.

O titular da 33ª DIP, Tiago José Medeiros, estava em uma reunião na Delegacia Geral, em Manaus, no momento da ocorrência. Ao saber do motim, ordenou junto à comarca do município a transferência dos presos para a capital, o que ocorreu por volta das 17h15.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial