Compartilhe este texto

Curso de cuidador de idoso tem 450 candidatos à qualificação

Por Portal Do Holanda

03/06/2013 14h13 — em
Amazonas



A Fundação Doutor Thomas realizou na manhã desta segunda-feira a aula inaugural da segunda turma de 2013, do ‘Curso de Cuidador de Idoso – Cuidadoso’, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Os 170 inscritos receberam o material didático e informações gerais sobre o curso. O evento contou, ainda, com a participação do presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elias Emanuel (PSB).

As aulas do ‘Cuidadoso’, que pretende qualificar 450 cuidadores até o final de 2013, serão realizadas, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), todas as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, no auditório do PMI. Os participantes terão direito a meia-passagem e lanche no intervalo das aulas. O curso tem carga horária de 130h, sendo 88h teóricas e 42h práticas (estágio), com duração média de quatro meses. Entre os conteúdos programáticos estão primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas e demais atividades que compõem o universo do idoso.

Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, o ‘Cuidadoso’  vai formar profissionais que atuarão no trato diário do idoso, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da pessoa assistida. A diretora-presidente destacou, ainda, a importância da ocupação de cuidador de idoso. “A qualificação de cuidadores é essencial para a nossa sociedade e é uma ocupação que necessita de dedicação, carinho, atenção, cautela e doação. E eles vão perceber que ganharão muito no dia a dia ao lado dos idosos, eles (os idosos) têm muito a nos ensinar. É um trabalho enriquecedor”.

O vereador Elias Emanuel (PSB) destacou que capacitar cuidadores permite que as famílias saibam e possam cuidar do idoso dentro de casa, evitando a institucionalização do mesmo. Segundo ele, a iniciativa também contribui para evitar a falta de profissionais qualificados para trabalhar com a terceira idade. “O lugar do idoso é na convivência com a família e com o curso tanto profissionais, quanto os próprios parentes podem fazê-lo e adquirir informações fundamentais para acompanhar os cuidados e necessidades do cotidiano do idoso. Fico feliz em ver tantas pessoas, nesse auditório, interessadas em fazer esse curso”.

A publicitária Maria da Glória Dias, 54, afirmou que atua como cuidadora informalmente no trato da madrinha dela, uma idosa de 94 anos. Disse, ainda, que sempre se interessou pela área e quando soube das inscrições, resolveu participar do curso. “Nós também vamos envelhecer, esse conhecimento é muito importante. Além de poder cuidar da minha madrinha com as técnicas corretas, vou tentar atuar na área. Sempre gostei de trabalhar nessa área humana. É uma doação poder cuidar bem dos outros”.

O auxiliar de cozinha Alex Sandro Braz Paiva, 37, contou que mesmo o cuidado com o idoso não fazendo parte da sua área profissional, cuida do pai e da mãe e viu no curso uma oportunidade de atuar em outro ramo e se capacitar para oferecer melhores cuidados para a terceira idade. “Meu pai tem 74 anos, minha mãe tem 73 (anos) e eu os levo ao médico, controlo a medicação, cuido mesmo deles e gosto disso. Por isso, pensei que seria muito bom atuar como cuidadoso. Sei que além do conhecimento que o curso nos dará, precisaremos ser carinhosos, atenciosos e respeitar os idosos tanto no nosso convívio familiar, quanto no profissional”.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 170 inscritos, Manaus, Amazonas, Brasil

+ Amazonas