Compartilhe este texto

Discovery: recordes, descobertas e gratidão no nosso TBT Astronomia

Por Portal Do Holanda

29/10/2020 16h53 — em
1 Minuto Nerd por Átila Simonsen


ônibus espacial Discovery. Foto: Reprodução

A Humanidade tem que ser muito agradecido ao ônibus espacial Discovery. O orbitador levou o Telescópio Hubble, em 1990, para o Espaço: o satélite até hoje nos possibilita ver e estudar as estruturas do Universo.

Com diferentes defeitos no Hubble nos anos seguintes, foram necessárias cinco missões de serviço para repará-lo. Ao fazer 30 anos, ele ganhou um vídeo especial por seu aniversário

 

 

Mas voltando ao nosso ônibus espacial: Discovery é também cheio de recordes: trabalhou por longos 27 anos, levando nada menos que 31 satélites e ainda o terráqueo mais velha para o Espaço.

O astronauta John Glenn, que havia sido o primeiro norte-americano a orbitar a Terra a bordo da Friendship 7 (em 1962) e, nessa missão com o Discovery, se tornou a pessoa mais velha a voar ao espaço aos seus 77 anos.

Discovery é o terceiro dos cinco orbitadores que constituíram o programa de ônibus espaciais da NASA.[3] Os dois primeiros foram o Columbia e o Challenger, respectivamente. Sua primeira missão foi a STS-41-D, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro de 1984. Foi ao espaço 39 vezes ao longo de 27 anos em serviço, tornando-se assim o ônibus espacial que mais realizou missões. Após as tragédias com o Challenger e o Columbia, o Discovery passou a ser o ônibus espacial mais antigo em funcionamento.

Com a sua última missão, a STS-133, o Discovery voou mais de 238 milhões de quilômetros em 39 missões, completou 5 830 órbitas e passou 365 dias em órbita, em quase três décadas.

Fez seu último pouso em 9 de março de 2011 e atualmente encontra-se em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center em Chantilly, Virginia.

-

Átila Simonsen

+ Jornalista Geek
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

+ 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen