Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Veja como lidar com o sono após o almoço

Publicado

em

 

Retornar ao trabalho após o almoço parece bem difícil às vezes.  A impressão é que o sono toma conta e apenas com muito café o dia é capaz de passar. Acredite, as refeições podem ser as culpadas por essa sensação de moleza e preguiça. O sono pós-almoço está associado a erros alimentares em relação à qualidade e quantidade de comida.

 

 

É comum as pessoas se excederem no carboidrato durante a refeição. Uma das causas do sono está na forma como o ingrediente é metabolizado. Após a ingestão de carboidratos simples, acontece um pico de glicemia no sangue, que é seguido por uma baixa. Na queda, é quando surfe a falta de disposição - que pode vir seguida de sono. Excesso de alimentos como macarrão, arroz, batata, farofa, além de suco de laranja e sobremesas com muito açúcar, provavelmente é a causa da sua sonolência.

 

 

Oxigenação

 

 

Depois de uma refeição de grandes quantidades, o sistema digestivo precisa de muita oxigenação para realizar suas funções e o corpo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo de outras áreas, inclusive cérebro. Por isso, o ideal é não exagerar no carboidrato, aumentando o consumo de legumes para dar mais saciedade e fracionar as refeições.

 

 

Além de legumes e saladas, na dieta entram porções de carne magra (suína, bovina, peixe ou frango) sem gordura. Na opção com carboidrato, vão arroz integral, quinoa, batata doce e aipim sem excessos.

 

 

Café e chás

 

 

Nutricionistas recomendam até no máximo dois expressos por dia (aproximadamente 80 ml) ou de três a quatro xícaras de café coado. Exceder essa quantidade pode ser prejudicial. Outras opções são os chás - preto, branco, mate e verde são bons estimulantes. O consumo máximo indicado é de quatro a cinco xícaras por dia. O ideal é que o chá seja feito a partir da erva orgânica. Os sachês entram como segunda opção.

 

Maioria dos eleitores desaprova governo Wilson Lima, aponta pesquisa Action

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.