Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Rinite: causas e como prevenir para evitar o problema

Publicado

em

Foto: Reprodução

Os dias frios chegaram e, com ele, a rinite. E ela tem ligação com a temperatura baixa. O contato com o ar frio é irritante para a mucosa nasal e pode desencadear a coriza, obstrução nasal. Para quem tem rinite alérgica, quando a mucosa já está inflamada, a reação ao frio pode ser ainda pior.

Mas o que é a rinite? Trata-se de uma inflamação da mucosa do nariz. Alguns sintomas são frequentes, como nariz tampado, coceira e coriza. A pessoa também pode ter dor de cabeça e perda de olfato.

Prevenção

Para se prevenir, é importante evitar o contato com a substância que desencadeia a crise. Lavar o nariz com soro frequentemente também é importante para preservar a mucosa nasal e uma ação preventiva contra as crises.

Existe a questão dos purificadores de ar. Eles são bons, mas não melhoram a rinite alérgica. Já o ar condicionado não é indicado para quem tem rinite, pois pode ser um fator agravador. Além disso, a má conservação e higienização dos aparelhos levam a mais estímulos irritantes.

Para não confundir

Resfriado e rinite são a mesma coisa? A resposta é não. Os resfriados podem ser considerados rinites infecciosas, mas é diferente de rinite alérgica. Resfriados comuns são causados por vírus. Já a rinite alérgica é motivada por uma partícula proteica (pólen, ácaros) que causa sintomas semelhantes.

Toda rinite é alérgica?

Nada disso. A rinite pode ter várias razões e ser irritativa, alérgica, hormonal, medicamentosa, ou infecciosa, por exemplo. Antes de começar o tratamento, é preciso identificar o tipo de rinite.

A alérgica não tem cura. Já as outras rinites, sim – basta afastar os fatores irritantes (irritativa), tratar o quadro hormonal (hormonal), evitar medicamentos (medicamentosa).

 

PF aplica 'remédio' em Bolsonaro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.