Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Problemas na boca podem causar doenças no coração

Publicado

em

É comum ouvir que a saúde bucal é vital para a saúde geral. Entretanto, mais de 80% dos norte-americanos, por exemplo, vivem com problema periodontal ou gengival que muitas vezes não é diagnosticado. É preciso cuidado. Afinal, há evidências de ligação entre saúde bucal e doenças cardíacas. 

Fatores relacionados

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias - e outros germes - a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. 

Quando essas bactérias alcançam o coração, elas aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite, que é uma infecção do revestimento interno do coração. 

E mais: outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com a American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.

Quem corre risco

Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada.

As bactérias associadas com a periodontite estão na boca e podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular. 

Mesmo que não haja inflamação aparente na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal. A bactéria também pode migrar para a corrente sanguínea aumentando o nível de proteína C reativa, que é indicadora de inflamação dos vasos sanguíneos. Isto pode aumentar o risco de doença cardíaca e AVC.

Medidas de prevenção

Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. Rrecomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena (compacta) para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente. 

Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger da doença cardíaca relacionada à saúde bucal e manter sorriso saudável, limpo e bonito por toda a vida.

 

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Conferência evangélica em Manaus expõe pensamento arcaico e o atraso da igreja pentecostal

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.