Fones de ouvido podem causar danos à audição

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

26/12/2019 5h41 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixarbay

Em uma geração totalmente conectada, os fones de ouvido tornaram-se acessórios indispensáveis no dia a dia. Existe um público em particular que usa e abusa do objeto. Entretanto, esse excesso pode provocar graves consequências.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão em risco de perda auditiva pelo uso de dispositivos pessoais de áudio, incluindo smartphones. A exposição a níveis sonoros prejudiciais em bares, discotecas e eventos esportivos também faz parte das causas.

Entre os jovens, a principal causa para a perda de audição é justamente o abuso, por quererem mais volume por mais tempo.

Cuidados

Se os pais ouvem nitidamente o som do fone quando estão perto das crianças é um sinal de que elas precisam abaixar o volume. O barulho intenso traz como consequência alteração da cóclea.

Por isso, recomenda-se a utilização dos fones em volume médio e por horas limitadas ao dia. Além disso, é recomendado guardá-los em lugar protegido de sujeira.

Aliás, hábitos alimentares como excesso de sal, açúcar e gordura também representam um perigo para o surgimento de doenças que acarretam problemas auditivos. A exposição a outros ruídos do cotidiano, como obras e trânsito, também pode causar lesões.

Sinais

Somente exames podem identificar com precisão a perda auditiva. Entretanto, o tradicional zumbido é sim um indicativo. Nesse caso, fique atento e não deixe de procurar um médico para uma avaliação. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar