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Saúde e Bem-estar

Conheça os alimentos que ajudam a combater a TPM

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Problema mensal vivido pelas mulheres tem nome e sintomas claros: tensão pré-menstrual ou simplesmente TPM. Inchaço, dores de cabeça e nos seios, mau humor e vontade de comer chocolate compulsivamente fazem parte do cotidiano feminino durante este período. Não existe remédio mágico para fazer desaparecer os sintomas. Entretanto, alguns alimentos podem atenuar os efeitos. 

Estudos indicam que as mulheres ocidentais sofrem mais com a TPM do que as orientais. A diferença estaria na alimentação. As primeiras, de um modo geral, optariam mais por produtos industrializados, enquanto as integrantes do segundo grupo recorreriam mais a comidas naturais. 

Dá para virar esse jogo com alguns cuidados. Um deles é a ingestão de líquidos, sobretudo água. Ela ajuda a desinchar, uma das reações da TPM. Também é válido consumir água de coco, chás e sucos naturais.  

 

Vitaminas 

Da mesma forma, as vitaminas ajudam muito. A B6, encontrada na carne, cereais integrais e vegetais verde-escuros, também evita o inchaço, bem como a fadiga e propicia bem-estar. Já a vitamina D atua em conjunto com o cálcio e incide nos níveis de estrogênio. Para consegui-la, é recomendável o consumo de ovos, leite e salmão. Além disso, tomar ao menos 10 minutos diários de sol, antes das 10 horas ou depois das 16 horas. 

Tem ainda a vitamina E, que ajuda a reduzir sintomas como dores de cabeça e cólicas. Ela é encontrada em alimentos como cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião e gérmen de trigo. 

 

Mais opções

Os ácidos graxos são bons aliados na luta contra a TPM. O ômega 3 é encontrado no salmão, na sardinha, no óleo de soja, no azeite e na linhaça. Ele tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as espinhas, tão comuns nesse período. E o ômega 6, presente nos óleos de milho e girassol, leite, ovos, lula e açafrão, colabora para evitar a retenção de líquidos e dores nas mamas. 

Alimentos com fibras, como cereais, grãos, vegetais e frutas, ajudam a evitar prisão de ventre, além de manter equilibrado o nível de açúcar no sangue, o que impede aquela vontade de comer doces.

 

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