Compartilhe este texto

Festival de jazz acolhe quem não aguenta Carnaval

Por Folha de São Paulo

23/02/2020 18h46 — em
Variedades



RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Na terra do frevo e do maracatu, um festival de jazz atrai mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de Carnaval.

O refúgio é a cidade de Gravatá, distante 86 km do Recife, conhecida por temperaturas amenas à noite. Na sua 13ª edição, a 5ª em Gravatá, o evento traz nomes do jazz nacional e internacional, a exemplo da conhecida cantora norte-americana J.J. Thames. No último dia, uma "street jazz band" faz um cortejo pelas ruas da cidade.

O baterista Giovanni Papaleo, idealizador do festival, explica que resolveu fazer o projeto durante o Carnaval com o objetivo de oferecer uma opção para as pessoas que não querem cair na folia.

"Para isso, nada melhor do que música de qualidade, como jazz, blues, bossa nova e nossos ritmos regionais", diz.

A advogada Patrícia Rebello, 53, vai pelo segundo ano consecutivo ao festival. "Eu convidei duas primas do Rio de Janeiro. Engraçado que elas não querem nem saber de Olinda. Vou pegá-las no aeroporto e ir direto para Gravatá escutar jazz e relaxar durante quatro dias", conta.

A expectativa é de que o Gravatá Jazz Festival gere uma ocupação de 100% na rede hoteleira do município. Há também um aumento significativo do movimento do comércio local, principalmente de bares e restaurantes.

"Eu já dei minha cota para o Carnaval. Não aguento o sol, a multidão empurrando e a cerveja quente. Virei um velho chato aos 55 anos? Pode ser, mas prefiro escutar uma boa música e curtir o friozinho à noite do que ficar perambulando atrás de orquestra de frevo em Olinda", brinca o empresário Alberto Soares Lucena.

O formato do festival segue a mesma lógica dos anos anteriores: atrações locais dividem o palco com músicos de destaque nacional e internacional, em shows separados, mas que, ao longo da noite, dão ao público a sensação de estar na plateia de uma grande  "jam session".

"Nossa ideia sempre foi realizar um intercâmbio entre os músicos. Essa mistura contagia a plateia e foi o que tornou o festival um dos mais prestigiados do Brasil", explica Giovanni Papaleo.

Para edição 2020, foram confirmados, além da cantora JJ. Thames, o guitarrista Mark Lambert, a banda Serial Funkers, Tony Gordon,  Arthur Philipe, Dom Angelo Mongiovi, Liv Moraes, Di Stéffano, Bruno Marques, Allycats, Victor Bertrami, Uptown Blues Band, entre outros.Há também convidados especiais como Breezy Rodio e Lorenzo Thompson.

Todos os shows são gratuitos e ocorrem de 22 a 25 de fevereiro no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, no centro da cidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: carnaval, furgir de carnaval, jazz, pernambuco, Variedades

+ Variedades