Compartilhe este texto

Esponja de lavar louça é o objeto mais sujo da sua casa. Saiba como higieniza-lá

Por Portal Do Holanda

20/02/2018 16h16 — em
Variedades


Foto: Reprodução

10 milhões de bactérias por metro quadrado. Esse número assustador está na sua cozinha, na esponja de lavar louça. Em comparação ao assento do vaso sanitário, ela pode conter até 200 vezes mais germes, segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria.

As esponjas podem ser um perigo, pois podem abrigar micro-organismos de origem fecal -- por exemplo, Escherichia coli, Salmonella e Enterovirus, que provocam diarreia e vômitos; e Staphylococcus aureus, responsável por intoxicações alimentares e feridas com pus.

 

A maioria das pessoas não limpa a esponja corretamente depois de usá-la, passa a esponja em diferentes locais e a guarda em local inadequado, além de não seguir o tempo correto para cada processo de desinfecção.

As esponjas precisam ser limpas diariamente. Há três maneiras possíveis, que devem ser feitas logo depois de retirar todos os restos de comida, de sabão ou detergente e do enxágue:

*Ferva a esponja. Encha um caldeirão, leve ao fogão e, quando a água entrar em ebulição, coloque a bucha e deixe ali de 3 a 5 minutos. Só então desligue o fogo.

*Mergulhe durante 10 minutos em uma mistura de 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária.

*Aqueça a esponja no micro-ondas. Depois de limpa, umedeça bastante, envolva em papel-toalha, coloque sobre um pires e leve ao forno por 2 minutos, em potência máxima.

"Apenas as esponjas com íons de prata não precisam passar por nenhum dos procedimentos, pois a prata, em pequena quantidade, mata micro-organismos, sendo recomendada para evitar as chamadas contaminações cruzadas", acrescenta Figueiredo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades