Compartilhe este texto

A conta de luz subiu, veja como reduzir seu consumo

Por Portal Do Holanda

20/04/2015 10h33 — em
Variedades



Tendo em vista o cenário crítico, a alternativa para reduzir os gastos em casa é rever o consumo de alguns aparelhos e mudar os hábitos. O professor Roberto Hoffmann Palmieri, especialista em sustentabilidade e meio ambiente, dá dicas para reduzirmos o consumo de energia em casa: “São mudanças pequenas, mas que no fim das contas fazem muita diferença”, comenta.

1. Aparelhos em Stand by

A retirada dos aparelhos da tomada após o uso é importante não só para reduzir o consumo de energia, mas também para evitar sobrecarga. Mesmo desligados, os aparelhos plugados na tomada continuam consumindo eletricidade. “O conselho é ainda mais importante para quem for viajar. Durante este tempo fora de casa os aparelhos devem ficar fora da tomada. Quem quiser pode fazer um investimento a mais e comprar interruptores que vem com um botãozinho para desligar energia”.

2. Rever os aparelhos eletrônicos que precisamos

Em nosso cotidiano, nos acostumamos à praticidade do uso do microondas, do forno elétrico. Sem perceber, podemos nos tornar “reféns” desses itens. É possível pensar em alternativas para reduzir o uso desses eletrodomésticos. “No dia do apagão teve gente que ficou sem ter como esquentar um leite ou uma comida, porque só usava o microondas em casa e não tinha fogão”. O especialista recomenda pensar em maneiras de consumir alimentos sem depender totalmente dos aparelhos que utilizam eletricidade.

3. Carregadores

É comum esquecermos celulares ou notebooks conectados ao carregador o tempo todo, mesmo já recarregados. “Além de continuar consumindo energia, isso acaba com a vida útil da bateria. Quando o aparelho tiver completado a carga, retire-o da tomada e use-o, a capacidade da bateria é para isso. Dessa forma você economiza energia e evita que a bateria fique viciada rapidamente”.

4. Troca de lâmpadas

O péssimo aproveitamento das lâmpadas incandescentes fizeram com que elas fossem retiradas do mercado gradativamente. Para se ter uma ideia, somente 5% de energia é aproveitada para gerar luz, enquanto os demais 95% perdem-se em calor. Há algum tempo, a substituição imediata era pela lâmpada fluorescente, porém agora o mercado oferece uma opção ainda mais econômica: as lâmpadas de LED. Ao fim do mês, a economia passa de 80%.

5. Use melhor a iluminação natural

Na hora de posicionar seus móveis e pensar na decoração da casa ou apartamento, é preciso pensar de forma estratégica para evitar desperdício. Cores mais claras nas paredes, bem como nas cortinas, são detalhes que vão influenciar na quantidade de luz que o imóvel vai receber. “É interessante posicionar o escritório em um local que possa receber iluminação natural por mais tempo, isso é bom não só pela economia, mas também traz bem-estar para a pessoa”, aconselha Hoffmann.

 

Fonte: Finanças Femininas


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades