Compartilhe este texto

A gente não sabia....


Por Raimundo de Holanda

25/03/2015 0h05 — em
Bastidores da Política



Em sua luta quixotesca combatendo moinhos burocráticos que “travam a Suframa”, o deputado Serafim Correa deparou-se com as longas pás de um velho inimigo. Só que atuando do nosso lado. Trata-se da legislação dos Bombeiros de São Paulo, que é usada como “quebra-galho” para orientar os laudos técnicos de segurança nos projetos industriais em Manaus. O pior é que tanto o Sarafa quanto os deputados que o acompanhavam numa audiência pública na Assembleia para debater a questão, tiveram de engolir calados o desabafo do coronel Fernando Sérgio.

“Vocês cobram os Bombeiros que passam quatro meses para fazer um laudo, mas esquecem de regulamentar a lei estadual para orientar a nossa ação. Como não temos lei, nós usamos a lei de São Paulo”. Assim não destrava a burocracia. 

DOIDA VARRIDA

Sara Pavão de Oliveira, ré na ação penal nº 21-56.2012.604.0059, foi absolvida pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral de Manaus, Erivan de Oliveira Santana, de crime eleitoral por boca de urna no dia da eleição. Na sentença, o juiz afirma não ter dúvida quanto ao mérito, mas o estado mental da ré, atestado por dois psiquiatras, o levou a absolvê-la. 

VIVENDO E APRENDENDO

O deputado Francisco Souza (PSC), que está no terceiro mandato na Aleam e também já disputou eleições por três partidos, ainda está meio na dúvida sobre o que é ser parlamentar. Tanto é assim que foi para Brasília participar do seminário realizado pela Unale com o tema "O Desafio do Mandato Parlamentar”.

ENTÁO MORRA!!

Foi lembrando com “carinho” especial do “Então morra!”, dito pelo ex-prefeito Amazonino Mendes no dia 19 de fevereiro de 2011, para uma mulher que se recusava a abandonar uma área de risco, que o vereador Waldemir José se inspirou para criar projeto que aprovado ontem e que vai virar  Lei municipal instituindo  a data como Dia Municipal de Moradia Popular. O Zé jura que não é pra incomodar o Negão, que já estica as asas querendo decolar rumo à prefeitura. Por vias das dúvidas, é melhor começar a cortar as penas do sujeito. 

ÊXITO NO COMBATE AO TRÁFICO

A bancada do governo na Assembleia descobriu ontem o motivo do bom resultado das polícias estaduais no combate ao tráfico de drogas. É que os dois delegados que comandam a segurança pública “são altamente centrados na operacionalidade”, segundo o Cabo Maciel, que é da PM e mais seis colegas. Daí o recorde de 2,1 toneladas de drogas apreendidas.

Ontem numa comissão do Senado, o senador Omar Aziz também abordou o assunto da segurança e do narcotráfico nas fronteiras, cobrando mais proteção do governo federal.

IMPLURB MAIS PRÓXIMO DO CIDADÃO

O Implurb, que começou como Urbam no início na década de 1980, chega finalmente à era da modernidade. Com um atraso de pelo menos 20 anos, começa a utilizar a informática moderna para gerenciar seus serviços, de forma integrada ao Sistema Siged da prefeitura de Manaus. Para o cidadão comum, que já viveu o drama de tirar uma licença pra construir sua casinha, e não conseguiu, a telinha do monitor será apenas uma novidade. Mas se a coisa não incorporar o “efeito telemarketing” vai facilitar pra muita gente.

TARDIA E FALHA

O juiz da 67ª Zona Eleitoral de Apuí/AM, Rafael Almeida Cró Brito, julgou extintos os processos de registro de comitês financeiros para campanha eleitoral dos partidos PRB, PTN, PDT, PSL, PSB, PHS e PR. Os comitês deveriam atuar na eleição de 2012.

JUIZ CABRA MACHO

A liminar concedida pelo juiz Jorsenildo Nascimento Dourado, de Maués/AM, que proibiu a operadora Vivo de comercializar novas linhas nos locais com DDD 92, foi parar na Câmara dos Deputados,  onde o deputado federal Marcos Rotta (PMDB), que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da casa, elogiou a iniciativa.

DEFESA DA PETROBRAS

Por proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e do deputado Davidson Magalhães (PCdoB/BA), foi instalada na Câmara dos Deputados na terça-feira, 24, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras. Diz a senadora que a frente tem apoio de 200 deputados e 40 senadores. Nem precisava, é só “desaparelhar" a estatal e entregá-la a uma gestão técnica com o mínimo de ingerências políticas

NOSSO PARCEIRO

Quem é o pior parceiro do Brasil nesta crise? Se alguém apontar o Banco Central americano, acertou. Desde a crise de 2008 o Federal Reserve vem injetando liquidez na economia americana para superar a própria crise. Só que o Fed imprime dólares para estabilizar o mercado, ou seja, “fabrica” uma solução. Com isso, manteve-se no azul, mesmo com lucro insignificante de US$ 101 bilhões em 2014, para ativos de US$ 4,5 trilhões. O maior paquiderme econômico do mundo se vira do seu jeito, mas se torna uma ameaça perigosa para os que caminham à sua sombra.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.