Compartilhe este texto

Vazamento na Experian expõe dados de 15 milhões de consumidores nos EUA

Por Portal Do Holanda

03/10/2015 0h19 — em
Tecnologia



Uma brecha na base de dados do bureau de crédito Experian, nos EUA, pode ter exposto dados de 15 milhões de consumidores norte-americanos ligados à operadora T-Mobile, cadastrados entre 1 de setembro de 2013 e 16 de setembro de 2015.

Os dados incluem identificadores pessoais como nomes, endereço, números do Seguro Social, número de carteira de motorista e outros, diz o comunicado divulgado nesta quinta-feira (01/10), mas não incluiu dados como número de cartão de crédito ou conta bancária.  

As pessoas afetadas não necessariamente são clientes da operadora, mas também podem ser consumidores que compraram serviços pós-pagos ou financiaram a compra de dispositivos móveis.

Segundo um press-release da Experian, não há evidências até agora de que os dados foram usados indevidamente. A companhia também informou que sua base de dados de crédito dos consumidores dos EUA não foi comprometida. Em email enviado à redação do Computerworld Brasil pela Serasa Experian, "o incidente não afetou pessoas no Brasil". A brecha, no entanto é uma "saia justa" de segurança digital para a companhia que é um dos grandes fornecedores de informações sobre crédito financeiro no mercado. O CEO da T-Mobile, John Legere, reagiu agressivamente ao problema, sugerindo que a operadora está buscando substituir rapidamente a Experian como sua provedora de serviços.

"Obviamente estou incrivelmente irritado por causa dessa brecha nos dados e vamos iniciar uma revisão completa de nosso relacionamento com a Experian", diz o CEO em nota aberta no site da T-Mobile. No momento, o foco da operadora, escreve Legere, é ajudar as pessoas afetadas.

A T-Mobile disse que qualquer pessoa que acredite que foi afetada pelo vazamento pode se cadastrar para receber dois anos gratuitos de monitoramento de seus dados de crédito e proteção de identidade da ProtectMyID, que é uma divisão de serviços da Experian.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia