Compartilhe este texto

Não pague mico e aprenda as principais dicas de etiqueta ao usar o WhatsApp

Por Portal Do Holanda

30/03/2015 21h21 — em
Tecnologia



Mensagens constantes, erros de digitação e fotos explícitas. Alguns dos incômodos que os membros de grupos do WhatsApp enfrentam todos os dias, podem ser facilmente evitados.



Com mais de 700 milhões de usuários no mundo e de 30 bilhões de conversas diárias, o aplicativo se tornou uma ferramenta importante de comunicação, mas algumas regras básicas de convivência podem garantir que ninguém saia de um grupo ofendido.

A consultora de etiqueta Luciana Almeida explica que imagens com conteúdo explícito, como fotos que mostram violência ou com cunho sexual devem ser evitadas.

Segundo ela, muitas pessoas configuram o celular para fazer o download automático das imagens e recebem conteúdos que não são agradáveis para todo mundo. 

Outra recomendação da consultora é não desviar o objetivo que reuniu um grupo. Se as pessoas são do trabalho, mandar vídeos engraçados ou tocantes pode ser uma falta.
“A não ser que as pessoas do grupo tenham intimidade, é melhor não mandar piadinhas ou frases polêmicas”, afirma. 

Profissional
A servidora pública Elizete Cuzzuol afirma que usa cautela para se comunicar nos grupos, principalmente quando o assunto é horário.

“As pessoas perderam completamente a noção, e muitas vezes enviam mensagens em horários impróprios, criam grupos e geram um fluxo constante de notificações e mensagens, que, na maioria das vezes, nem são tão interessantes”, reclama.

Nos grupos de trabalho, Elizete também se apoia no bom senso para evitar saia justa. “Eu me comporto nas redes sociais seguindo as mesmas regras básicas de educação, com a diferença que tento não incomodar, quando as mensagens vão chegar direto no celular de outra pessoa”, afirma.
 
Sem gafes
 

Mensagens de áudio: Escutar o áudio requer mais privacidade de quem recebe e nem sempre a pessoa sabe que é possível ouvir sem o viva-voz, então é 
bom maneirar nesse recurso

Horários: Tenha bom senso. Nem todo mundo desliga o aparelho ou o coloca no silencioso na hora de dormir, então é sempre bom evitar mandar mensagens muito cedo ou muito tarde da noite

Emoticons: Escrever com muitos emoticons pode transformar sua mensagem em um verdadeiro enigma.  Não é à toa que algumas brincadeiras na rede social se baseiam em decifrar frases a partir do significado dos ícones

Correntes: Desde os tempos em que a humanidade se comunicava quase exclusivamente por cartas, as correntes são odiadas e consideradas inconvenientes. Se uma mensagem tem a frase “se não repassar essa mensagem para dez pessoas...”, evite. 

Profissional: Respeite o horário comercial para mandar mensagens profissionais. Isso evita que as pessoas sejam incomodadas no seu horário de descanso 

Profissional II: Usar o WhatsApp no trabalho já não é recomendado pelas regras próprias do ambiente profissional, e abrir ou compartilhar mensagens com imagens explícitas que, muitas vezes, contêm mensagens sexuais ou de violência, precisam ser evitadas
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia