Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Golpe no WhatsApp usa app de entregas para atrair 86 mil vítimas

Publicado

em

Os cibercriminosos tem usado a credibilidade de grandes organizações e aproveitado datas comemorativas para atrair vítimas.

De acordo com o site R7, um vale-compra no valor de R$ 100 foi a isca para usar atrair as vítimas ao fazer os pedidos de comida no aplicativo iFood. O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, detectou pelo menos 86 mil casos do golpe em apenas 48 horas.

O link foi compartilhado pelo WhatsApp é encaminhada para um questionário falso com três perguntas. Independentemente das respostas, uma nova tela é exibida com o pedido de compartilhamentos para assim obter o benefício.

Para tentar dar mais credibilidade ao golpe, são usadas montagens com comentários de pessoas nas redes sociais agradecendo ou comemorando o brinde recebido.

Em nota o iFood se posicionou sobre o caso:

O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood – líder de delivery de comida online – tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional.

 

Ordem para Polícia fazer uso de recursos letais estimula desejo de matar

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.