Compartilhe este texto

Avaliação de desempenho de portais no Amazonas tem pegadinha

Por Portal Do Holanda

05/01/2018 15h36 — em
Tecnologia


Jack Serafim atua como analista de Redes Sociais, Adwords e Analytics

Nos últimos meses o Instituto Pesquisa 365, do publicitário Durango Duarte, tem divulgado um relatório chamado “Desempenho e performance de Redes Sociais dos blogs e portais do Amazonas”, que na minha singela opinião erra na metodologia e acaba se tornando uma pegadinha. E pegadinha de mau gosto.

A metodologia ignora flagrantemente os números absolutos dos portais e blogs no Facebook para usar uma metodologia totalmente inadequada para o caso: a porcentagem.

Quando o relatório trata sobre o número de fãs (e isto não dá para disfarçar), o Portal do Holanda é o líder absoluto com mais de 1,08 milhões de seguidores no Facebook. Até aí tudo certo. A distorção aparece a seguir.

Conforme o mais recente relatório (Novembro e Dezembro) o Blog do Lúcio Bezerra aparece disparado como o líder (aí vem a porcentagem) com 541,1%, com o Portal do Holanda em segundo com 409,5%. Mas se você olha os números absolutos, que constam nas tabelas mais abaixo, e sem qualquer destaque, você vê o absurdo desse tipo de metodologia. No período o Blog do Lúcio Bezerra teve 2,1 mil curtidas nas publicações, enquanto o Portal do Holanda teve 4,4 milhões de curtidas na fanpage. Ou seja, o Portal do Holanda teve 2 mil vezes mais curtidas que o primeiro colocado no ranking do Durango.

O item seguinte é o de comentários. Para Durango o Portal Imediato é o primeiro com 85%, seguido do BNC com 82,1%. Novamente a metodologia de porcentagem dá uma impressão totalmente diferente dos números absolutos. Conforme o mesmo relatório o Imediato teve 51.943 comentários, o BNC teve 39.934 e o Portal do Holanda 319.006. Mesmo somando os dois resultados não chega a 1/3 dos comentários no Portal do Holanda.

A metodologia é tão inadequada que se você criar uma página no Facebook hoje e ela ganhar uma única curtida, isto já significa crescimento de 100%. Ou seja, você pode estar sendo levado a crer que uma fanpage com 1 curtida é a top das galáxias. E não é.

Todos os dias consumo dados e números, traduzindo tendências que se convertem em conteúdo para o Portal. Faço parte do grupo que abomina métodos como a compra de curtidas. O crescimento orgânico é mais fiel e concreto. No máximo impulsionamento de matérias (já que o Facebook acaba limitando mesmo sem piedade as fanpages). 

Torço para que os portais de notícia no Amazonas cresçam e, a exemplo do que aconteceu com o Portal do Holanda, se consolidem ainda mais. Nós já chegamos em um teto que a nível de Amazonas já é mais difícil de ampliar, pois já chegamos a quase todo mundo no estado. Para continuar crescendo precisaremos apontar também para outras regiões do Brasil.

E já é possível ver um salto de qualidade nos veículos locais. Isto merece ser aplaudido. Desta forma os leitores ganham mais opções, nossa região ganha mais visibilidade e novos anunciantes chegam.

Mas para que isto aconteça é necessário encarar todos os dias o espelho da realidade e dos números cruéis do Google Analytics e do próprio ‘analytics’ do Facebook. Quando comecei a atuar no Portal do Holanda eram apenas 2 milhões de páginas visualizadas. Atualmente passam das 20 milhões. Mas aí já vão anos, vendo ela crescer gradativamente. Isto não acontece da noite para o dia. Mas só quero me aquietar quando passar dos 50 milhões. Isto talvez demore mais 5 anos. Mas ceder a atalhos é furada.

Mas voltando ao tema principal, em números absolutos, o Portal do Holanda é o número 1 em fãs, curtidas e comentários disparado. Fora a audiência que também é incontestável, mas que não é o assunto do relatório.

Me senti na responsabilidade de abrir esta discussão sem a pretensão de ser dono da razão. A razão deixo para os números que já falam por si. Além de sugerir que nos próximos relatórios o ranking dos números absolutos também seja prestigiado. Senão fica parecendo pegadinha.

Jack Serafim - o menino das redes sociais


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia