5 dicas de como evitar fraudes em transações online
Confira cinco dicas fundamentais que o especialista dá para evitar golpes e fraudes nas transações de pagamento de Lojas Virtuais, tornando o e-commerce um negócio seguro e rentável:
1 - Automatização de sistema
Para maior segurança, empresas buscam cada vez mais a atuação das chamadas intermediadoras de pagamento online. Empresas como a Gerencianet recebem o pagamento dos clientes e repassam o valor para os vendedores de forma online, por meio de uma conta virtual. Esta parceria proporciona total controle das transações financeiras da empresa, facilitando a gestão e dando maior segurança para evitar fraude no sistema, tendo em vista que as empresas intermediadoras trabalham com especialistas em segurança de informação que avaliam o risco, podendo aprovar ou não o pagamento. “As transações realizadas em nosso sistema passam por uma série de análises, realizadas internamente e também por empresas especialistas em segurança. Assim, conseguimos identificar um pagamento suspeito e evitar que a fraude se concretize”, explica Spuri.
2 - Conhecendo o cliente
No momento da venda, pesquise o máximo de informações que puder sobre o cliente, a começar pelo CPF, documento pelo qual é possível saber se o cliente tem dívidas anteriores, etc.
3 - De onde vem?
Empresas já utilizam o rastreio do IP. Dessa forma, em poucos minutos você pode confirmar a geolocalização do cliente, rastreando o lugar exato de onde foi feito o pedido.
4 - E-mails suspeitos
Se o nome inserido no e-mail não for o mesmo do comprador você já pode dedicar especial atenção a este cliente. Caso o e-mail não represente um nome, mas sim alguma característica suspeita, investigue!
5 - Inconsistências
Atente-se para qualquer contradição no momento da venda, seja dos dados cadastrais (endereço, telefone, etc), até os dados pessoais do cliente (nome, idade, documentos).
Fonte: Administradores
ASSUNTOS: Tecnologia