Compartilhe este texto

Cientistas conseguem realizar teletransporte quântico pela 1ª vez na história

Por Portal Do Holanda

10/08/2019 11h38 — em



Cientistas de duas universidades distintas conseguiram realizar o teletransporte de uma partícula quântica chamada qutrit, pela primeira vez na história.

O primeiro estudo foi liderado por Guang-Can Guo, chefe Laboratório de Informação Quântica da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, e foi publicado em abril de 2019. O segundo, publicado em junho, foi liderado por Anton Zeilinger, da Academia Austríaca de Ciências.

O qutrit se refere à uma unidade de informação quântica contida em um fóton, uma partícula de luz. O experimento consistia em envia rum qutrit de um ponto a outro no espaço, sem interferência externa. A chave para a realização do estudo é o fenômeno chamado de entrelaçamento quântico.

O feito abre novas possibilidades para a computação quântica e a comunicação, podendo ser chave para a criação de sistemas digitais mais seguros.

À revista Scientific American, o físico William Wooters, da universidade Williams College, afirmou:  “Os dois experimentos são importantes para o avanço da tecnologia de teletransporte”.

Fontes: Nexo Jorna, revista Galileu


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bizarro, ciência, tecnologia, teletransporte, teletransporte quântico

+