Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Você pode estar prejudicando o crescimento das suas unhas sem saber

Publicado

em

Foto: Reprodução Pixabay

A boa aparência das unhas reflete sua saúde e cuidados pessoais. Por isso, muitas vezes, você pode acabar impedindo que suas unhas cresçam fortes ao adotar hábitos que não são tão bacanas. Confira as melhores formas de cuidar bem das unhas e deixá-las mais fortes.

Não tire a cutícula

É comum o hábito de retirar a cutícula para deixar as unhas "mais bonitas". No entanto, esta parte das unhas tem a missão de protegê-las contra infecções. Aparar a cutícula pode danificar a unha e favorecer a entrada de bactérias e germes no corpo, o que pode causar uma infecção.

Inclua biotina em sua dieta

A biotina é um tipo de vitamina B que ajuda a fortalecer unhas e cabelos. Você pode incluí-la em sua dieta com um suplemento ou por meio de alimentos como ovos, sardinha, legumes, nozes, couve-flor e cogumelos.

Use esmaltes com fórmulas à base de água

Opte por esmaltes com fórmulas à base de água, que indicam que são livres de toxinas. Os esmaltes com produtos químicos como tolueno, ftalato de dibutil (DBP) e formaldeído (este último demonstrou ter possíveis efeitos cancerígenos) enfraquecem as unhas e aumentam a probabilidade de quebras.

Não use suas unhas como "ferramentas"

Muitas vezes encontramos em nossas unhas a ferramenta ideal e afiada para abrir alguma lata ou objeto. No entanto, isso enfraquece suas unhas e pode até quebrá-las.

Faça uma pausa no esmalte

Se você gosta de pintar as unhas, tente fazer uma pausa entre os esmaltes de uma ou duas semanas. Esse "descanso" permite que suas unhas fiquem livres de produtos químicos e tenham tempo suficiente para se recuperar.

Hidrate as unhas

Um produto simples e fácil para deixar as unhas hidratadas é a vaselina. Aplique nas unhas e cutículas várias vezes ao dia para que elas fiquem fortes e saudáveis.

Corte as unhas regularmente

Cortar as unhas com frequência ajuda a minimizar o risco de lesões e traumas que geralmente acontecem quando elas são muito longas. Tente cortá-las em linha reta e arredondar as pontas com um cortador afiado.

Limpe a casa com luvas

Muitos produtos de limpeza contêm aditivos químicos que danificam e enfraquecem as unhas. Tente fazer sua faxina sempre com luvas, para evitar o contato direto com essas substâncias. Msn

Sobre a chacina de sábado em Manaus: 'Ainda tem alguém vivo aí dentro dessa casa?'

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

ABFO: SOMMELIER EMIL LECAMP, GERENTE DE MARKETING IMPORTADORA CANTU


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.