Compartilhe este texto

Conheça um pouco da história do humorista Roberto Gómez Bolaños

Por Portal Do Holanda

28/11/2014 18h43 — em
Famosos & TV



O humorista que encantou gerações Roberto Bolañoes  mais conhecido como Chaves ou Chapolin, morreu aos 85 anos nesta sexta-feira, em sua casa no México, segundo informações da rede de televisão mexicana.

 Roberto já vinha com problemas respiratórios, dificuldade para se locomover e se mexer, ele havia se isolado com a família em Cancún segundo informações do jornal "El Universal".

Roberto Gómez Férnandez, Bolaños filho do humorista, diz que ele se mantinha vivo pelas escritas e fazia suspense sobre o conteúdo do material.

"Esses escritos são mantidos por ele e apenas diz que nós saberemos o que fazer com eles quando chegar a hora. Nós (os filhos) temos certeza de que teremos de lidar com isso com muito cuidado", afirmou Roberto na época.

Roberto Bolaños,  nasceu no México em 21 de fevereiro de 1929. Filho de uma secretária e um cartunista e ilustrado, começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. A carreira de ator surgiu em 1960, estreando com filme “Dois Criados Malcriados”.

Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria "Chespirito".

Ainda na década de 60 ele foi chamado para como escritor do programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada".

Nos anos 70 surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.

Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, com quem teve os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. 

Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños finalmente se casou com ela em 2004. O casal não teve filhos.

 

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: roberto gómez bolaños, Famosos & TV

+ Famosos & TV