Compartilhe este texto

MP concede reajuste de auxílio, mas volta atrás um dia depois

Por Agência O Globo

01/07/2016 16h26 — em
Rio de Janeiro



RIO — Em 24 horas, o Ministério Público Estadual do Rio concedeu e suspendeu um reajuste no valor do auxílio-transporte de seus promotores e procuradores. Na quinta-feira, um comunicado enviado por e-mail assinado pelo procurador-chefe do MP, Marfan Vieira, infomava que, “por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público”, estava suspenso o pagamento do valor retroativo do auxílio moradia, o que seria “compensado”, de acordo com a mensagem, com o reajuste do auxílio transporte já a partir de julho.

Já um novo comunicado, com a data de hoje (1º de julho) cancela o anúncio anterior e atribui a mudança à crise financeira. A mensagem diz que “foi constatada a impossibilidade de reajuste” por “razões de ordem financeira”.

Em nota, o MP confirmou o teor das mensagens, e disse que o cancelamento do aumento se deve “ao aguçamento da crise do estado”. O órgão não informou o percentual do reajuste que seria concedido.

Pela primeira vez desde o início do agravamento da crise, ocorrido no fim do ano passado, servidores do Executivo vão virar o mês sem parte do salário anterior no bolso. Junho já terminou, e o estado ainda não divulgou quando vai quitar a segunda parcela dos vencimentos de maio. Após duas mudanças no calendário de pagamento (do segundo para o sétimo e depois para o décimo dia útil de cada mês), a penúria não parece ter fim.

Nem todo o funcionalismo está vivendo essa agonia. Os servidores do Judiciário e do Ministério Público já receberam seus vencimentos de junho. Na quinta-feira, apesar de a Secretaria de Fazenda não ter repassado o valor total de duodécimos aos dois órgãos, quem trabalha no tribunal, começando pelos magistrados, receberam obedecendo ao calendário de pagamento previsto em lei, no último dia do mês. No fim do dia, o salário do MP também foi pago.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro