Compartilhe este texto

Justiça pede quebra de sigilo dos autores de ofensas raciais contra Preta Gil

Por Agência O Globo

29/07/2016 10h52 — em
Rio de Janeiro



​A delegada Daniela Terra, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), informou nesta sexta-feira que a Justiça deferiu o pedido de quebra de sigilo feito pela unidade para identificar os responsáveis pelas ofensas, de cunho racistas, à cantora Preta Gil. Na segunda-feira, após receber dezenas de mensagens preconceituosas pelas redes sociais, a cantora registrou ocorrência na delegacia especializada.

À polícia, Preta relatou que todas as mensagens tinham uma mesma hashtag, como se aquela fosse a assinatura de um grupo. A cantora afirmou ainda que não é a primeira vez que recebe ofensas pela internet.

Ao deixar a delegacia, na segunda-feira, preta descreveu o ataque:

— Contei para a delegada como eu fiquei ciente dos ataques. Ontem à noite entrei na minha página e vi uma série de ofensas à minha pessoa. Xingamentos, muitos ataques racistas, me chamando de macaca, (dizendo) que eu tinha que voltar para a senzala. Coisas absurdas, que me chocaram. Fique muito nervosa e decidi vir denunciar — disse, acompanhada dos empresários e do marido.

Os criminosos serão indiciados por injúria por preconceito e podem ficar de um a três anos na prisão. A pena, no entanto, pode ser aumentada em caso se avanço nas investigações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro