Compartilhe este texto

Estado do Rio registrou 68 casos de feminicídio em 2017

Por Agência O Globo

12/03/2018 20h03 — em
Rio de Janeiro



RIO - Faltavam apenas dois ou três meses para Dandara pegar seu segundo filho nos braços. Mas a violência não permitiu. A jovem de 21 anos foi baleada no rosto dentro da própria casa na manhã desta segunda-feira, em Padre Miguel, na Zona Oeste. Órfão, o bebê, salvo numa cesariana de emergência, luta pela vida no hospital. A irmã dele, de 2 anos, ainda não entende por que sua mãe foi brutalmente assassinada. Parentes e amigos evitam falar sobre quem seria capaz de cometer crime tão bárbaro.

Nesta segunda-feira ainda, apenas quatro dias depois do Dia Internacional da Mulher, outro crime também causaria comoção. Na Baixada Fluminense, Katyara Pereira da Silva, grávida de 5 meses, foi encontrada morta, na casa onde morava. Tinha um saco plástico dentro da boca. O bebê não resistiu. O ex-marido da vítima, pai da criança que ela esperava, está sendo procurado, suspeito de feminicídio. Katyara já tinha outros dois filhos com o acusado.

Só no ano passado, ocorreram 68 casos de feminicídio no Estado do Rio. No total, 381 mulheres foram vítimas de homicídios dolosos. Em todo o país, foram 4.473 assassinatos de mulheres em 2017, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Isso significa que uma mulher é morta a cada duas horas no Brasil.

Na noite de domingo, foi a violência urbana que atingiu em cheio mais uma família. Tarcilla Pereira dos Santos viajava no carro do sogro com o filho de 3 anos no colo, quando assaltantes cruzaram o seu caminho. Um tiro foi disparado por um dos criminosos e acertou o coração da jovem, que, antes de ser ferida, ainda teve tempo de jogar o menino do chão do veículo, no instinto de protegê-lo.

O crime aconteceu em Irajá, bairro onde moradores convivem com ataques diariamente. Em janeiro, por exemplo, foram registrados 133 roubos de carros na área, um aumento de quase 50% em relação ao mesmo mês de 2017. Em todo o ano passado, 1.169 carros foram levados por bandidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro