Compartilhe este texto

Crivella distribui kit de saúde bucal que some na rede

Por Agência O Globo

19/11/2017 21h11 — em
Rio de Janeiro



RIO - Até materiais simples estão faltando na rede pública de saúde do município. Há pelo menos dois meses, as clínicas da família no Complexo da Maré não recebem kits de saúde bucal, com fio dental, escova e pasta de dentes para distribuir entre os moradores, de acordo com relato de profissionais de saúde que trabalham na região. No entanto, o item que sumiu dos postos reapareceu no sábado pela manhã na Escola municipal Bahia, em Bonsucesso, vizinha à Maré. Com direito à presença do prefeito Marcelo Crivella — que discursou, fez selfies com moradores e chegou a afirmar que não existe crise na saúde do Rio, mas de gestão das Organizações Sociais (OSs) —, a Secretaria da Casa Civil lançou o programa Rio em Ação, que se propõe a levar serviços públicos a áreas de menor Índice de Progresso Social (IPS).

Ao todo, 300 kits de saúde bucal se encontravam em uma mesa na quadra esportiva da escola. Bem ao lado, também havia distribuição de preservativos masculinos. Em nota, a Secretaria municipal de Saúde afirma que esses kits são comprados pelas OSs que administram parte da rede pública de saúde do Rio, incluindo os postos da Maré. Segundo a pasta, o material é usado para “distribuição pelas unidades em ações externas de promoção da saúde, seja em escolas, no atendimento à população de rua ou em atividades extramuros nas comunidades”.

Questionada sobre a falta do material no dia a dia da rede de saúde, a secretaria alegou que os kits distribuídos por Crivella são parte da reserva destinada às atividades de promoção da saúde. Reconheceu que pode ocorrer falta eventual dos kits em algumas unidades, mas disse que não há problema generalizado em toda a rede.

Segundo a Associação de Médicos de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro, os kits estão em falta na maioria das 33 unidades de saúde do trecho da Zona Norte chamado de AP 3.1 (inclui Maré, Alemão, Jacarezinho, Vigário Geral, Manguinhos, Ramos e Ilha do Governador).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro