Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Seus dados não estão seguros nas redes sociais (e não tem volta)

Publicado

em

Você acha que seus dados estão protegidos? Que as páginas que você visita, as fotos que você curte e seu comportamento na internet são privados (e ninguém tem acesso)? Não são. Já era. Seus dados estão, sim, à deriva, à disposição de quem estiver a fim de pegá-los. Você já cedeu essa informação e não pode mais fazer nada. Prova disso foi o que aconteceu com o Facebook no final de semana, com todo o escândalo da Cambridge Analytica.

Essa empresa teve acesso aos dados pessoais de mais de 50 milhões de usuários do Facebook. O aplicativo "ThisIsYourDigitalLife", que eles desenvolveram, tinha um termo de uso que, quando as pessoas aceitavam, liberavam infromações do perfil. Esses dados liberados foram usados para influenciar a eleição de 2016, em que Donald Trump foi eleito - Stephen Bannon, estrategista da campanha dele, e Robert Mercer, bilionário ligado ao partido Republicano, estavam por trás do uso das informações.

O uso incorreto de dados só foi conhecido porque um ex-funcionário da Cambridge Analytica, Christopher Wylie, revelou o esquema ao jornal The New York Times. O impacto disso foi que o Facebook viu suas ações se desvalorizarem - o que acarretou um prejuízo de US$ 3,8 bilhões (queda de 5,2%) (Atualização: já são quase US$ 40 BILHÕES). E a empresa, a Cambridge, foi banida de atuar no Facebook.

Agora, você, que baixa aplicativos e autoriza com o Facebook, que coloca joguinhos e brincadeiras dentro da rede social - com acesso a seus dados -, acha que suas informações estão seguras? Caindo na mão de um terceiro, não tem mais volta. Você autorizou, aceitou ao clicar. Aconteceu recentemente com aquele aplicativo que fazia a sua versão do sexo oposto.

Dica: não autorize o uso de seus dados. Não coloque tanta informação na internet. Cuidado da próxima vez. Sabe aquele joguinho que pede autorização no seu Facebook? É esse mesmo. Repasse essas dicas a seus amigos. Com informações do site R7.

A Amazônia está queimando e Bolsonaro é em grande parte responsável

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.