Compartilhe este texto

Lei obriga o registro de crimes contra pessoas com deficiência

Por Portal Do Holanda

01/06/2017 18h05 — em



Já está em vigor a Lei nº 370/2017, de autoria do deputado Luiz Castro (Rede) que inclui nos Boletins de Ocorrência (B.O) registrados nas Delegacias de Polícias do Estado do Amazonas, o campo indicativo de crime contra a pessoa com deficiência, decorrente de violência doméstica  ou qualquer outro tipo de violação de direitos.

O serviço já está implantado nos sistemas de registro de ocorrência das Polícias Civil e Militar e de órgãos de defesa de direitos, com o objetivo de fazer constar no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) o número de crimes contra a pessoa com deficiência.

Os crimes contra as pessoas deste segmento social, estão previstos na Lei Federal nº 13.146/2015,  que orienta o Estatuto da Pessoa com Deficiência, conhecido como “Lei Brasileira de Inclusão”, na qual o Estado Brasileiro firma o seu compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência e o respeito à sua diversidade.

Dentre as condutas criminosas destacam-se a discriminação de pessoas em razão de sua deficiência; Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão, remuneração ou qualquer rendimento de pessoa com deficiência; Abandonar a pessoa em hospitais, abrigos ou congêneres; Reter ou utilizar cartão magnético da pessoa, com o fim de obter vantagem indevida. 
 
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+