Compartilhe este texto

Em Manaus, “temos duas cidades: A dos bacanas e a dos abandonados”, diz candidato

Por Portal Do Holanda

27/07/2014 8h13 — em



Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos majoritários que disputarão a Eleição 2014, com a palavra: socialista Herbert Amazonas, PSTU, legenda 16.  

“Temos duas cidades: A dos bacanas e a dos Abandonados”.

Fotos Taiane Sales

Em nossa entrevista do ano passado algumas pessoas o elogiaram dizendo que você aparentava ser um cara bacana, muitos lhe acharam gente fina. 
Ainda bem que eu consigo agradar algumas pessoas e eu agradeço mais uma vez pela entrevista.

Imagina, eu tive prazer de entrevistá-lo.

Obrigado Vivi, rsrs

Mais uma vez em uma disputa majoritária, já são quantos anos?

 

Já foram umas 04 para prefeito e essa deve ser a quinta para governador. Desde os anos 80 defendo a legenda de nosso partido e as nossas propostas. 

Qual vai ser o tom da campanha de vocês este ano, o que nós podemos esperar?

Questão de moradia, empregos, salários, saúde, educação, transporte, nossa campanha estará permeada neste debate em cima das reivindicações que fizeram parte por todo o Brasil, nas manifestações, no ano passado. Certo? Achamos que só um governo da classe trabalhadora é quem pode trazer soluções. Somos governados por uma classe política que já está no poder há 32 anos e com isso temos duas cidades: A cidade dos bacanas e a cidade dos abandonados.


(Herbert comenta que antes de nossa entrevista presenciou um despejo no Prosamim, pois como ainda não providenciaram a casa do rapaz ele estava sendo despejado, portanto essa questão de moradia precisa ser resolvida o quanto antes). 

Vamos pautar os planos do PSTU para o governo. O que vocês pensam em fazer para melhorar a nossa Educação?  

Uma das lutas do Movimento de Educação do nosso país é que o Governo Federal disponibilize 10% do orçamento do PIB de imediato para investir nas escolas públicas. Certo? Investir nas creches, nos salários, formação continuada. Nós vamos ter um conselho de educação dentre os companheiros para que possam administrar esta verba. Diferente do que é feito hoje eles não prestam contas para ninguém com seus secretários. No último ENEM ficamos em último lugar, é um absurdo isso. O recurso que deveria ser investido nas escolas acaba não indo para o seu destino final porque precisa voltar para os donos de empreiteira, para os empresários. 

Vocês não vão trabalhar com as pastas?

Vamos trabalhar com os conselhos dos trabalhadores. Vamos chamar do diretor ao funcionário dos serviços gerais para debatermos os problemas de cada escola. Conselho este escolhido pelos trabalhadores. É assim que vamos administrar e solucionar os problemas da Educação. 

E em relação à Saúde o trabalho será feito com o Conselho também?

Exatamente. Em todos os concursos públicos nós iremos colocar os conselhos porque queremos os trabalhadores participando da nossa administração. E na Saúde, pra você ter uma ideia – somos 03 milhões de amazonenses entre capital e interior, nós temos 01 leito para cada 800 pessoas, isso não é justo. Certo? E temos apenas 1,57 centavos investidos para cada um de nós. Isso também não é justo. É um absurdo.

Ainmm, teria que ser uns 200 reais, será que haveria possibilidade?

 

Haveria sim. Mas o problema é que boa parte desse dinheiro, Vivi, vai para as cooperativas, vai para as terceirizações... 

Vocês acabariam com as terceirizações?

Sim, acabaríamos. Sabes por quê? Não podemos fazer da Saúde uma mercadoria. Boa parte dessas empresas presta serviço para o Estado. É muito fácil chegar e montar um laboratório para fazer exames de fezes e urina, exame de sangue tudo para o Estado, em um ano a pessoa que montou o laboratório vai tá rica, milionária só com os serviços públicos. Nosso deve é equipar os hospitais, principalmente os do interior. Certo? Em São Gabriel da Cachoeira não tem um hospital de grande complexidade, até a pessoa vir de lá já morreu sem ser atendida. São Gabriel, Eirunepé, ...os grandes municípios não possuem hospitais de grande complexidade. 

Você anda visitando os municípios?

Não. Não tem condições porque as passagens são muito caras e o nosso partido não tem finanças para fazer estas viagens. 

Então você vai contar com a transmissão da propaganda eleitoral gratuita para ser sua grande aliada?

E com você!!!!

Hauahauahaua, não tenho este poder, Herbert.

Tem sim com sua entrevista, rsrssrsrrs.

Wowwwww \o/ 

Rsrsrsrsrsrsrsr

Vocês vão disponibilizar de quantos minutos na televisão?

1 minuto para mostrar todo este debate. Certo? Então, Vivi, só para concluir sobre a Saúde, nós não temos que entregar nada para a iniciativa privada, o empresário tem que se virar, dá o jeito dele. 

Falando assim não tens medo de perder o voto dele? 

Tenho não, ...até porque eles jamais vão votar em mim. Nossa candidatura é um projeto diferente do que eles defendem no dia a dia deles. Certo? E como governador quero trazer o melhor para os trabalhadores. A nossa Saúde está em estado terminal, na UTI. Precisamos reverter isso, pois ela está mal. 

Em relação à Segurança Pública?

 

Temos de ter creche nos bairros para quando a mãe e o pai saírem para trabalhar saber que suas crianças estão sendo cuidadas pelo Estado. O Estado precisa e tem que ter esta obrigação. Certo? Já o filho adolescente precisa entrar pela manhã na escola e só sair no final da tarde porque o grande problema é que os traficantes ficam só de olho para recrutar a juventude para o tráfico, isso precisa acabar. Para falarmos em Segurança precisamos antes dar a condição das pessoas poderem criar os seus filhos. E tirar desta maneira a garotada do narcotráfico. Precisamos acabar com a Policia de segunda classe, Vivi.

Segunda Classe?

Temos 03 policias: Civil, Federal e Militar, cada uma ganha um salário e arrebenta lá no salário da PM. 

Que vocês fariam a respeito?

Defendemos a unificação das policias. 

A unificação????

Falei pra você que faço parte de um projeto nacional, temos candidato à Republica, Zé Maria defende isso. Certo? Defendemos a unificação para capacitar nossos companheiros policiais, para dar qualidade de vida a eles. Temos de reduzir essa jornada louca que eles têm e o salário deles precisa ser unificado também. Que eles tenham também um sindicato para poder ter voz altiva, eles ficam a mercê do oficialato. Queremos reorganizar nossa segurança publica. O conselho nesta área tem que vir dos policiais com a polícia já unificada. 

Os Conselhos dentro do seu governo serão remunerados?

Não. Eles não serão remunerados.

E quanto aos cargos comissionados são quase 6mil!?

Não tem necessidade disso.

Não tem?

Não tem. Mas se os conselheiros acharem que o orçamento dá para cobrir um salário para eles vão ter que votar nisso e nós vamos acatar. Nesse primeiro momento é que eles não sejam remunerados. Como o conselho será formado dentro das comunidades, o trabalhador consciente, o morador,  eu acho, não vai querer receber um salário para resolver o problema do bairro dele e o da segurança.

O Ronda nos Bairros continua no seu governo?

Continua, mas tem que ser melhorado. 

Qual seria a melhora?

Nós iríamos discutir com os conselhos, vai partir da necessidade primordial de cada bairro, de imediato melhorar a iluminação nos bairros. E, Vivi, nós defendemos a liberação das drogas, porque os traficantes movimentam bilhões , é muito dinheiro. Queremos recuperar esse dinheiro e usar para ajudar os dependentes químicos e investir em hospitais qualificados para reabilitar os usuários. A droga tem que ser liberada. Certo? Tem que ser descriminalizada. 

*O*

Você sabia que a cachaça é muito mais maléfica do que a maconha e do que a cocaína? Quando falo liberar, não digo que é para liberar geral, Vivi. Vai ter controle, o conselho vai controlar. 

Nussssss, vejo um montão de vida loka já fazendo aquela folia.

Vivi, nós precisamos de uma folia organizada. Trabalhando em comunidade, com os conselhos e com a população se sentindo protegida o narcotráfico pega os beco de nossas vidas.

Kkkkkkkkkkkkkk pega o beco!!!!

Certo? Rsrrsrsrss

E quanto ao transporte público? Essas greves só atrapalham a vida da população.

Eu acho que a greve não é o problema, o problema são os dirigentes sindicais. Certo? A greve é uma reivindicação justa dos companheiros trabalhadores. Isso acontece porque os empresários não cumprem com suas obrigações em relação aos direitos dos trabalhadores. Uma greve absurda por causa de FGTS que os patrões não depositam. 

E só quem perde com isso é a população, sempre.

Não são os dirigentes sindicais que representam a classe trabalhadora. Não posso ser um dirigente sindical e está candidato lá no PT ou em nenhum outro partido desses aí que são governo. Certo? As greves, na verdade, são boicotadas pela direção e só quem perde são os companheiros motoristas, cobradores e quem trabalha lá. 

Qual a solução para o problema?

Somos uma metrópole, certo? A solução para o problema do transporte público seria o metrô porque ele locomove mais de 100, 200mil pessoa. Imagine quantos carros iríamos tirar das ruas? Com isso haveria uma reestruturação da cidade com ciclovias, arborização, ...

Quando você chegar ao governo vou cobrar o metrô, já estou avisando.

Você vai fazer é parte do conselho, Vivi. :pppppppp

Kkkkkkkkk

 

Não vai cobrar de mim não, vai cobrar de você mesma porque vamos discutir isso. Temos condição para fazer isso (metrô) e precisaremos de recursos. Vamos precisar da ajuda da prefeitura, do Estado e do governo federal. Não adianta criar viadutos que desembocam em ruas pequeninas que engarrafa tudo de novo. Não é o empresário que vai administrar o transporte publico. 

Quanto é a verba de vocês para a campanha?

A gente pede dos companheiros, um dá 100, outro dá 50 e a gente vai juntando e montando nossos panfletos, nosso programa de TV, essas coisas. Um grava, o outro edita. É que nem o Frankstein nosso programa. 

Kkkkkkkkkk

 

Cheio de pedaço. :pppppp

Ei, Herbert, e para àquelas pessoas que o criticam por sempre sair candidato sabendo que não vai ganhar, qual seria seu recado?

Seria o seguinte: eu não vou me cansar de falar que é uma furada continuar votando na mesma turma, já são 32 anos. Tudo rico e milionário e a saúde e a educação tudo estagnada. Se não for eu aqui será outro. Eu sou o porta-voz que os companheiros escolhem, faço parte de um projeto político.  

E a nossa Internet existe algum plano pra ela dentro do seu governo?

Venezuela tem uma internet maravilhosa você sabia, Vivi?

Humhum, já passei férias em Caracas. 

Já? Você sabe de onde vem o cabo de fibra ótica de Caracas?

SEI NADA, HERBERT :pppppp

Vem pelo mar Vivi, vem de Recife. 

Vou pesquisar esse negócio, aí y_y

Pesquisa, Vivi. Eles precisam de uma tecnologia de ponta por causa do petróleo, por causa do modelo econômico, já os governantes da gente não pensam isso. A maioria nem para aqui, vive sua vida de burguês em outro lugar e precisaria de dinheiro para investir. Por isso optam em governar para os empresários e o povo fica abandonado. Queremos governar para o povo, para a classe trabalhadora. Não queremos entregar nossa floresta pra powrra nenhuma de natura, não.

Kkkkkkkkkk (eu ri do tom desse poha)

 

A floresta é nossa.

Gostaria que você deixasse uma mensagem ao nosso leitor para o dia 05 de outubro.

Ele tem que votar na candidatura que protestou, na que foi para as ruas, pois não queremos só o voto deles, queremos a população e os trabalhadores junto com a gente. Certo? E o voto de indignação e o voto da mudança é votar no 16. 

Seu slogan ninguém esquece: “Contra burguês, vote no 16”.

Isso mesmo. Legenda 16.

 

E agora para encerrar nossa entrevista, por que você merece meu voto?

Porque você é uma trabalhadora igual a mim, certo? Você não tem nenhuma empresa e nem é uma mega-empresária. Você é uma pessoa decente, uma pessoa séria e não vai querer o pior para a nossa cidade. Tenho certeza que você deveria entregar seu voto para a gente, para o nosso projeto.

Hmmmm

 

Vote no 16,  Vivi.

Obrigada Herbert, boa sorte e muito sucesso em sua campanha <3

beijos
www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected] 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+